PSI sobe na primeira sessão com apenas 15 cotadas

Pela primeira vez com apenas 15 cotadas, o PSI (ex-PSI-20) fechou esta segunda-feira com uma ligeira valorização. A Galp Energia destacou-se ao subir mais de 3%.

Esta segunda-feira o PSI (Portuguese Stock Index) “estreou-se” com apenas 15 cotadas, após a saída da Ibersol, Ramada, Novabase e da Pharol. Na primeira sessão com esta nova composição e nome, o ex-PSI-20 subiu 0,07% para os 5.696,41 pontos, acompanhando os ganhos da principal praça europeia.

Na Europa, o Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, subiu 0,1%. Além disso, o britânico FTSE 100 subiu 0,6%. Porém, outras praças europeias importantes, como a francesa, a alemã e a espanhola, encerraram ligeiramente em baixa na sessão desta segunda-feira.

As bolsas europeias encerraram divididas entre ganhos e perdas ligeiras, numa altura em que as congéneres norte-americanas negoceiam em baixa“, explica Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium (BCP) investment banking, numa nota sobre o fecho dos mercados, assinalando que “a revelação de Jerome Powell de que a Fed fará tudo o necessário para controlar a inflação, admitindo um maior ritmo de aumento das taxas de juro, está a castigar o sentimento dos investidores”.

Em Lisboa, sete cotadas subiram, uma ficou inalterada e as restantes sete cotadas fecharam em terreno negativo.

Entre as subidas, o destaque vai para a Galp Energia com um salto de 3,83% para os 11,24 euros. Esta valorização acontece no mesmo dia em que o barril de petróleo voltou a superar os 115 dólares em Londres, pressionado pela guerra na Ucrânia e pelos ataques de rebeldes do Iémen a instalações petrolíferas na Arábia Saudita.

Nota ainda para a subida de 1,34% para os 6,05 euros das ações da Greenvolt e de 0,78% para os 19,97 euros das ações da Jerónimo Martins.

A evitar maiores ganhos no PSI esteve a EDP Renováveis com uma queda de 2,88% para os 22,28 euros. Seguem-se os CTT com uma desvalorização de 2,54% para os 4,41 euros e a Sonae com um deslize de 1,74% para os 98,75 cêntimos.

O PSI arranca assim com o pé direito mais uma semana, recuperando do impacto da guerra na Ucrânia. Após duas semanas positivas para o índice lisboeta, a cotação do PSI já está acima do valor imediatamente anterior à invasão russa em território ucraniano.

A partir de agora, deixa de haver um número mínimo e máximo de membros do PSI. O critério é que as cotadas admitidas no índice tenham um mínimo de 100 milhões de euros de capitalização bolsista dispersa no mercado (o chamado free float) — um requisito não cumprido pela Ramada, Novabase, Pharol e Ibersol. Com esta mudança, o setor da energia reforçou o seu peso no índice.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI sobe na primeira sessão com apenas 15 cotadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião