APED não antecipa ruturas de produtos nos supermercados
O diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, assegurou que não vai haver rutura de produtos nos supermercados. Mas os preços mais altos vão penalizar as famílias.
O diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, assegurou esta terça-feira que não vai haver rutura de produtos nos supermercados, sinalizando, contudo, que perante a atual conjuntura, o aumento de custos vai ter consequências no rendimento das famílias.
Intervindo na conferência anual da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC), Gonçalo Lobo Xavier começou por sublinhar que “não é preciso ir a correr para os supermercados” fazer compras porque “não vai haver rutura de produtos”.
O diretor-geral Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED)referiu, por outro lado, que o aumento dos custos (potenciado pelo aumento do preço das matérias-primas, da fatura energética ou pela disrupção das cadeias de distribuição) vai ter implicação no preço pago pelos consumidores e consequentemente no rendimento das famílias.
“No preço dos bens alimentares o aumento médio (…) vai ser da ordem dos 30% e com isso não há eficiência, logística, esmagamento de margens que suporte”, referiu o diretor-geral da APED, acrescentando que “isso vai ter consequências no rendimento as famílias e isso vai ser um desafio enorme que vamos ter, seja no digital seja nas lojas [físicas]”.
Também João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) assinalou a situação de “tempestade perfeita” que se está a viver, apontando a subida da inflação — mais estrutural do que inicialmente se pensava –, a tendência de subida das taxas de juro e os problemas com as cadeias de abastecimento que vieram com a pandemia e que a guerra na Ucrânia veio acentuar, a par da escalada dos preços da energia e matérias-primas.
Perante este contexto, “a nossa expectativa não é muito otimista quanto ao consumo”, disse, acreditando que “vai haver uma retração ao consumo” e alertando ser “impossível” neste momento o tecido empresarial acompanhar o crescimento da inflação com crescimentos salariais.
João Vieira Lopes que, com Gonçalo Lobo Xavier e o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, participava num painel subordinado ao tema “Evolução e impacto da pandemia de Covid-19 no crédito no ponto de venda, perspetivas futuras, reflexo na intermediação de crédito” alertou ainda para a probabilidade de haver espaço “para alguma instabilidade social” à semelhança do que já se começou a verificar em Espanha.
Um risco intrínseco também sinalizado por Gonçalo Lobo Xavier devido à subida dos preços, mas com nada que “se pareça com falta de produtos”.
Perante o atual contexto, Hélder Pedro referiu a mudança que o setor automóvel tem vivido – com ausência de produto do lado da oferta — e o impacto e desafios que as metas para a descarbonização delineadas pela Comissão Europeia colocam.
A indústria, afirmou, adapta-se e é parte da solução, disse lamentando, porém, que ao contrário de outros países europeus, Portugal não tenha lançado novas medidas de estímulo à compra de veículos elétricos ou de abate aos veículos mais antigos.
A conferência anual da ASFAC, que está a decorrer em Lisboa, tem sobre tema geral “A nova normalidade e o crédito ao consumo”, sendo que uma das questões abordadas está relacionada com a nova diretiva do crédito ao consumo que uma vez aprovada terá de ser transposta pelos Estados-membros num prazo de 24 meses.
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