Mélenchon alia-se aos verdes na frente contra Macron
France Insoumise alia-se aos verdes em “momento histórico”, e Partido Comunista pode seguir o exemplo. Esquerda francesa une-se contra Macron e diz estar pronta para “desobedecer às regras europeias”.
O líder da extrema-esquerda francesa, Jean-Luc Mélenchon, da France Insoumise (França Insubmissa), uniu-se aos verdes no que ambos designaram de “um momento histórico, havendo ainda a possibilidade de uma futura aliança com o Partido Comunista, avançou esta segunda-feira a agência Reuters (acesso condicionado).
Os partidos à esquerda procuram formar uma frente unida contra o presidente Emmanuel Macron, para as eleições legislativas do próximo mês, sendo que Fabien Roussel, candidato presidencial do Partido Comunista, já disse que o seu partido pode seguir o exemplo dos verdes.
Macron assegurou um segundo mandato nas eleições de abril, mas precisa do apoio de uma maioria para aprovar a sua agenda legislativa pró-empresas e União Europeia, bem como aumentar a idade da reforma. As sondagens iniciais, para as eleições de 12 a 19 de junho, apontam para o sucesso do atual presidente francês, embora a oposição, à esquerda e direita, procure formar alianças de modo a bloquear as reformas de Macron.
A aliança de Mélenchon com os verdes já anunciou estar pronta para “desobedecer às regras europeias”, nomeadamente em questões orçamentais e de concorrência, embora defendam que França não deve sair da União Europeia ou abandonar o euro. Entre os planos da coligação estão também a redução da idade da reforma para os 60 anos, o aumento do salário mínimo e a definição de um teto máximo nos preços dos produtos essenciais.
Entre as medidas apoiadas por Mélenchon está também a saída francesa da aliança militar da NATO.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mélenchon alia-se aos verdes na frente contra Macron
{{ noCommentsLabel }}