Americanos da Haas aceleram moldes de Oliveira de Azeméis
Núcleo do centro de formação de metalurgia e metalomecânica de Oliveira de Azeméis vai receber primeiro centro Gene Haas em Portugal, num investimento de 1,5 milhões de euros.
Oliveira de Azeméis vai receber o primeiro centro de formação para a indústria em Portugal dos norte-americanos da Haas. O centro Gene Haas vai abrir portas em setembro, após as férias de verão, num investimento de 1,5 milhões de euros, indicou ao ECO fonte oficial da empresa de máquinas industriais.
O laboratório vai funcionar no núcleo de Oliveira de Azeméis do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (Cenfim). A parceria servirá como uma “oportunidade única” para proporcionar as “melhores condições” na qualificação do setor dos moldes.
Os norte-americanos lembram também que a “capacitação da indústria não se faz apenas através de iniciativas formais de formação” e que são necessárias “ações técnicas complementares com as empresas, realizadas de modo regular, sublinhando as tendências técnicas e tecnológicas emergentes e as atuais transformações no paradigma industrial”.
Oliveira de Azeméis foi escolhida também pela proximidade a concelhos com forte pegada industrial, como Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra, Arouca, Sever do Vouga, Estarreja, Albergaria-a-Velha, Águeda, Aveiro e Viseu.
As novas instalações vão alargar a pegada da Haas em Portugal. Desde 2015 que está instalada em Vila do Conde a unidade de distribuição para a Península Ibérica de máquinas e equipamentos para a indústria metalomecânica.
A Haas tem uma equipa no campeonato do mundo de Fórmula 1 desde 2016. Na atual temporada, a escuderia equipada com motores Ferrari segue na oitava posição no mundial de construtores, com 15 pontos.
As instalações do Cenfim foram igualmente escolhidas devido às “condições físicas excecionais” e que estão a ser reforçadas com a construção de um anexo às oficinas. A abertura do centro Gene Haas é uma espécie de presente de aniversário para o núcleo de Oliveira de Azeméis do Cenfim. Aos 25 anos, este núcleo já formou mais de 25.600 profissionais.
O primeiro centro Gene Haas começou a funcionar nos Estados Unidos e no Canadá em 2014, com a criação de centros de formação em parceria com empresas que lidam com máquinas industrias computorizadas. A chegada à Europa deu-se em 2018, com a instalação de laboratórios em países como Espanha, França e Itália.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Americanos da Haas aceleram moldes de Oliveira de Azeméis
{{ noCommentsLabel }}