Rio diz que presidente da Câmara de Setúbal não tem condições para continuar no cargo
Para o presidente do PSD, o autarca da Câmara de Setúbal deveria avaliar se tem condições para continuar a exercer o cargo.
O líder do PSD, Rui Rio, considerou esta sexta-feira que o presidente da Câmara de Setúbal não tem condições para continuar a exercer o seu mandato devido ao caso do acolhimento de refugiados ucranianos naquela autarquia.
“O presidente da Câmara de Setúbal deveria pensar muito bem se tem condições para continuar. Dá-me ideia que não tem condições para continuar. Ele avaliará. E aí acho que também deve avaliar com a CDU”, afirmou Rio, em declarações à RTP3.
Para o líder social-democrata, “não faz sentido” o argumento do PS de que a fiscalização do Executivo camarário de Setúbal cabe à respetiva Assembleia Municipal, uma vez que o assunto é de “dimensão nacional”. “Não está aqui um problema porque aconteceu em Setúbal, está aqui um problema porque aconteceu em Portugal“, reiterou.
Rui Rio anunciou ainda que, na próxima terça-feira, vai levar este tema a debate na reunião da comissão política nacional do partido, para apurar se é do interesse dos sociais-democratas tomar uma posição política nacional relativamente àquilo que os seus vereadores na autarquia de Setúbal devem fazer.
Na quarta-feira, o primeiro vereador do PS na Câmara de Setúbal, Fernando José, admitiu renunciar aos quatro mandatos do partido na autarquia – e, com isso, provocar a queda deste órgão autárquico e a convocação de eleições intercalares -, se “todos” os eleitos do PSD tomarem primeiro essa iniciativa. Contudo, o primeiro vereador do PSD, Fernando Negrão, tem rejeitado a hipótese, apesar de a proposta ter partido da concelhia do PSD de Setúbal.
(Notícia atualizada às 18h32)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rio diz que presidente da Câmara de Setúbal não tem condições para continuar no cargo
{{ noCommentsLabel }}