Direto Ucrânia não recebeu armas suficientes para “libertar Mariupol”, diz Zelensky
Diante dos deputados do Parlamento de Malta, o Presidente ucraniano disse que, apesar dos pedidos, a Ucrânia não recebeu a quantidade de armas que necessita para romper o cerco a Mariupol.
Segundo Volodymyr Zelensky, os defensores “vão prosseguir a resistência na fábrica de Azovstal”. “Estamos a recorrer a todos os instrumentos diplomáticos possíveis para os salvar, mas a Rússia não tem aceitado nenhuma das opções propostas. Pedimos aos nossos parceiros que forneçam armas com o objetivo de libertar Mariupol e salvar o pessoal civil e militar”, adiantou.
No decurso da sua intervenção por videoconferência, disse que, no entanto, não foram fornecidas as quantidades de armas necessárias. Zelensky explicou que várias cidades e outras povoações ucranianas foram atingidas por 2.250 mísseis nos dois meses e meio de invasão. “Os bombardeamentos não param, nem durante o dia, nem durante a noite”, disse.
O Presidente ucraniano disse ainda que o bloqueio russo dos portos no Mar Negro e no Mar de Azov estão a impedir a exportação de produtos cerealíferos e outros, que irá originar uma crise no mercado de alimentação à escala global.
“Se não podemos exportar trigo, cevada, sementes de girassol, óleo de girassol, isso significa que a população do norte de África e Ásia vai ficar com falta de comida e os preços vão subir”, disse Zelensky. “Mais tarde, poderá haver um novo caos e uma nova crise migratória, e penso que vão sentir esta crise nas regiões vizinhas de Malta”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ucrânia não recebeu armas suficientes para “libertar Mariupol”, diz Zelensky
{{ noCommentsLabel }}