Direto Comissão Europeia dá mais 205 milhões em ajuda humanitária a Kiev
Se o Ocidente fornecesse armas de longo alcance, as forças ucranianas poderiam “limpar Severodonetsk em dois ou três dias”, diz o governador de Luhansk. Bruxelas dá mais ajuda humanitária a Kiev.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, salientou que ao 105.º dia da invasão russa da Ucrânia, a cidade de “Severodonetsk continua a ser o epicentro do confronto no Donbass”. Neste dia, a Comissão Europeia decidiu dar mais 205 milhões de euros em ajuda humanitária a Kiev, numa altura em que cerca de 60 navios de guerra russos participam em manobras no Báltico.
Zelensky reconheceu que a luta das forças ucranianas contra os russos na cidade de Severodonetsk “está a decidir o destino” do Donbass, no leste do país. “A batalha por Severodonetsk é uma das mais difíceis desde o início da invasão russa em larga escala da Ucrânia e o destino do Donbass está a ser decidido lá”, realçou o chefe de Estado ucraniano, durante o seu discurso noturno diário em vídeo dirigido à nação.
Mas, segundo o governador de Luhansk, Serhiy Haidai, se o Ocidente fornecesse armas de longo alcance, as forças ucranianas poderiam “limpar Severodonetsk em dois ou três dias” ainda que grande parte da cidade esteja sob domínio russo, tal como reconhece o Ministério britânico da Defesa no seu relatório diário.
Já o primeiro-ministro britânico Boris Johnson mostrou-se contra o risco de se aceitar um “mau compromisso” com a Rússia. “Encorajar uma paz má na Ucrânia seria encorajar Putin e todos aqueles no mundo que pensam que a agressão compensa”, disse, num discurso em Blackpool, noroeste de Inglaterra.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão Europeia dá mais 205 milhões em ajuda humanitária a Kiev
{{ noCommentsLabel }}