CTT podem melhorar dividendo com negócio imobiliário, diz Caixabank/BPI
CTT anunciaram que vão criar um veículo para gerir imóveis no valor de 110 milhões de euros. O negócio era aguardado há muito pelos analistas, que acreditam que pode potenciar dividendos da empresa.
O negócio imobiliário anunciado esta segunda-feira pelos CTT CTT 2,00% , há “muito aguardado” pelo mercado, poderá levar a uma melhoria dos dividendos e ao reforço do programa de compra de ações da empresa liderada por João Bento, antecipam os analistas do Caixabank/BPI.
A estratégia dos CTT passa por duas carteiras de “características diferentes”:
- um “portefólio de rendimento” que incluirá 400 imóveis relativos às lojas e pontos de presença dos correios no valor contabilístico líquido de 110 milhões de euros e que passarão a ser geridos por um veículo controlado pelos CTT, mas com novos investidores a deterem uma posição minoritária;
- um “portefólio de desenvolvimento” que será constituído até dez imóveis “com potencial para projetos de desenvolvimento de uso misto” e com um valor contabilístico líquido de 24 milhões de euros.
Num comentário a este anúncio, a que o ECO teve acesso, os analistas do Caixabank/BPI consideram que o negócio imobiliário permitirá aos CTT obter um “encaixe potencialmente significativo”, que poderá ascender aos 78 milhões de euros, isto no pressuposto de que venderá 49% do novo veículo e todo o portefólio de desenvolvimento, em ambos os casos, pelo valor contabilístico líquido.
“Considerando a falta de oportunidades de M&A consideráveis no setor e a já forte posição de balanço dos CTT, [o negócio imobiliário] poderá representar uma melhoria na remuneração acionista com potenciais programas de recompras adicionais”, explicam os analistas.
Os CTT anunciaram que entraram em negociações exclusivas com um investidor para a criação de um veículo especial para deter e gerir o seu portefólio de retalho e logística. Este investidor irá co-investir no veículo em conjunto com investidores adicionais, incluindo “parceiros institucionais e family offices”, adiantaram os Correios.
Com esta operação, os CTT querem rentabilizar o seu parque imobiliário de lojas e centros de logística em Portugal e Espanha.
Preço das ações dos CTT em Lisboa:
Nota: A informação apresentada tem por base a nota emitida pelo banco de investimento, não constituindo uma qualquer recomendação por parte do ECO. Para efeitos de decisão de investimento, o leitor deve procurar junto do banco de investimento a nota na íntegra e consultar o seu intermediário financeiro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CTT podem melhorar dividendo com negócio imobiliário, diz Caixabank/BPI
{{ noCommentsLabel }}