Bolsas em queda antes da reunião histórica do BCE
BCE prepara-se para anunciar a primeira subida das taxas de juro em mais de dez anos, deixando investidores na expectativa. Itália e Nord Stream acrescentam incerteza nas bolsas.
As bolsas europeias iniciaram a sessão desta quinta-feira em baixa, com os investidores à espera da reunião do Banco Central Europeu (BCE) que vai decidir a primeira subida das taxas de juro em mais de uma década para travar a escalada da inflação.
A questão que se coloca neste momento é se o banco central vai subir os juros em 25 pontos base, como vinha preanunciando, ou em 50 pontos base. A decisão vai ser divulgada pelas 13h15, hora de Lisboa. Por outro lado, o mercado também vai estar atento ao mecanismo anticrise para travar a desconfiança em relação aos países mais endividados. A conferência de imprensa com a presidente Christine Lagarde começa pelas 13h45.
Mas há mais dois temas importantes a marcar o dia: a turbulência política em Itália, com o governo do primeiro-ministro Mario Draghi na iminência de cair; e ainda o gasoduto Nord Stream, que retomou operações após um período de manutenção de dez dias, mas com restrições. A Comissão Europeia pediu aos Estados-membros para reduzirem em 15% o consumo de gás.
É neste cenário que as ações europeias estão em baixa, com o índice Stoxx 600 a perder 0,2%. Também as praças de Paris, Frankfurt e Madrid a caírem entre 0,2% e 0,6%. A bolsa de Milão recua quase 2% perante a incerteza política.
Por cá, o PSI cai 0,68% para 5.899,37 pontos, com 11 cotadas em baixa. As ações da REN, BCP e EDP caem mais de 1%. Os pesos pesados Galp, EDP Renováveis e Jerónimo Martins também cedem.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bolsas em queda antes da reunião histórica do BCE
{{ noCommentsLabel }}