Nas notícias lá fora: Mecanismo ibérico, Lufthansa e pirataria
Lufthansa está mais otimista com o terceiro trimestre. Softbank com 22 mil milhões de dólares destinados a reduzir presença na Alibaba.
A LaLiga e a Movistar podem agora bloquear transmissões ilegais de futebol em três horas. Espanha já é dos países europeus com a eletricidade mais barata por causa do mecanismo ibérico. Presidente ucraniano quer convencer Xi Jinping a usar o poder económico e político da China para pressionar a Rússia a acabar com guerra. Estes e outros temas em destaque na imprensa internacional.
El País
Mecanismo ibérico põe Espanha nos países da UE com a luz mais barata
Um mês e meio após ter arrancado, o mecanismo ibérico para limitar os preços do gás natural já permitiu uma poupança de cerca de 18% no custo da eletricidade para os consumidores com tarifa regulada no país. Espanha é agora um dos países da União Europeia com a eletricidade mais barata. Ainda assim, os preços continuam muito altos em relação à média histórica.
Leia a notícia completa no El País (acesso livre/conteúdo em espanhol).
Bloomberg
Lufthansa mais otimista com o terceiro trimestre
A companhia aérea alemã Lufthansa prevê que os lucros “aumentem significativamente” no terceiro trimestre deste ano, à boleia da forte recuperação da procura, ainda que os aeroportos estejam com a sua capacidade reduzida devido à falta de pessoal. As estimativas surgem também após um aumento nos preços dos bilhetes, aliado a melhores resultados com a divisão de carga da empresa, que compensaram os encargos mais elevados com o aumento dos preços dos combustíveis. A empresa alemã anunciou ainda a contratação de cerca de 10.000 funcionários nos próximos 18 meses de forma a atenuar os constrangimentos atuais.
Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês).
Cinco Días
Movistar e LaLiga podem bloquear sites pirata em menos de três horas
A LaLiga, a primeira divisão da liga espanhola de futebol, e a empresa de telecomunicações espanhola Movistar Plus+, venceram em conjunto uma ação judicial iniciada por ambas as partes, podendo agora bloquear semanalmente o acesso a sites que facilitem a pirataria de conteúdo televisivo da principal competição de futebol em Espanha. Segundo a decisão do tribunal, a operadora pode pedir às restantes empresas do setor o bloqueio de sites piratas, devendo a restrição ser posta em prática num prazo máximo de três horas.
Leia a notícia completa na Cinco Días (acesso livre/conteúdo em espanhol).
South China Morning Post
Zelensky tenta diálogo com Xi Jinping para ajudar a acabar com a guerra
O Presidente ucraniano quer convencer Pequim a usar o seu poder económico e político para pressionar a Rússia e acabar com a guerra na Ucrânia. Volodymyr Zelensky está desde fevereiro a tentar conversar diretamente com o seu homólogo chinês, Xi Jinping: “Desde o início da guerra que pedimos oficialmente uma conversa, mas [não tivemos] nenhuma, embora eu acredite que isso seria útil”, disse o chefe de Estado da Ucrânia.
Leia a entrevista completa no South China Morning Post (acesso livre/conteúdo em inglês).
Financial Times
SoftBank levanta 22 mil milhões com venda de ações da Alibaba
O SoftBank levantou até 22 mil milhões de dólares em dinheiro com negócios que poderão reduzir drasticamente a sua participação no grupo Alibaba nos próximos anos, à medida que o investidor japonês responde a uma desaceleração do mercado que deitou por terra o seu portfólio de empresas de tecnologia. Desde o princípio do ano, o SoftBank já vendeu cerca de um terço da sua participação na Alibaba, apesar de ter a opção de comprar os títulos de volta no futuro.
Leia a notícia completa no Financial Times (acesso pago, conteúdo em inglês).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: Mecanismo ibérico, Lufthansa e pirataria
{{ noCommentsLabel }}