Atividade económica e consumo privado recuam em agosto
Indicadores coincidentes do Banco de Portugal mantêm-se a recuar desde abril.
Os indicadores coincidentes para a atividade económica e para o consumo privado apresentaram em agosto uma taxa inferior à registada nos meses anteriores. Desde abril que se mantêm em queda, numa altura em que os economistas não descartam uma recessão no país.
Em agosto, a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica foi de 6,4%, abaixo dos 6,6% registados em julho e de 6,8% de junho, enquanto a taxa de variação homóloga do indicador para o consumo privado foi de 2,8%, contra os 3,5% de julho e os 4,3% de junho.
A guerra da Rússia na Ucrânia, a escalada dos preços, incluindo da energia, e a ação agressiva de subida dos juros dos bancos centrais para controlar a inflação está a colocar muitas economias à beira de uma recessão. Esse é um cenário que os economistas não descartam que possa acontecer em Portugal no próximo ano, embora as projeções das instituições nacionais e internacionais apontem para um crescimento entre 1% e 2%.
O Presidente da República tem insistido para o Governo revelar já quais as perspetivas económicas para o próximo ano, mas o primeiro-ministro respondeu que só serão divulgadas quando o Executivo apresentar o Orçamento do Estado do próximo ano.
Os indicadores coincidentes do Banco de Portugal são indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico, pelo que não refletem em cada momento a taxa de variação homóloga do respetivo agregado de Contas Nacionais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Atividade económica e consumo privado recuam em agosto
{{ noCommentsLabel }}