Maioria dos portugueses já corta no lazer, gás, luz e água
Cortes no lazer foram a primeira resposta de 72% dos portugueses. Mais de 60% já reduziu consumos de gás, luz e água e um terço cortou em bens de primeira necessidade.
Os portugueses estão a reduzir o consumo face à elevada inflação, sendo que 48% dizem viver com dificuldade com os seus atuais rendimentos. De acordo com uma sondagem realizada pelo ICS/ISCTE para o Expresso (acesso pago), a maioria dos portugueses (72%) começou por cortar nas “despesas com atividades de lazer, tais como passeios, refeições fora de casa, hobbies, cinema ou espetáculos”, enquanto 62% dos inquiridos dizem já ter “diminuído o uso doméstico de eletricidade, gás e/ou água”.
Dos que têm diminuído estes consumos há 54% que assumem ainda viver de forma confortável ou satisfatória, também 54% dos portugueses com qualificações superiores e 67% dos que estão em plena idade laboral, entre os 45 e os 64 anos. Entre os reformados, perto de dois terços (63%) têm reduzido estes consumos.
Além disso, mais de um terço dos portugueses (37%) cortou em bens de primeira necessidade e 19% em consultas, medicamentos e outras despesas de saúde. Deixar de conseguir pagar a renda ou a prestação da casa é uma preocupação para 57%, enquanto cerca de dois terços dos inquiridos dizem-se “muito” ou “algo” preocupados com a possibilidade de deixarem de conseguir pagar as contas de luz, de água ou de gás.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Maioria dos portugueses já corta no lazer, gás, luz e água
{{ noCommentsLabel }}