UE insta Rússia a reconsiderar decisão sobre exportações de cereais dos portos ucranianos
Decisão "põe em perigo a principal rota de exportação de cereais para responder à crise alimentar mundial causada pela guerra", diz o chefe da diplomacia da UE. Biden condena decisão escandalosa.
A UE “insta a Rússia a reconsiderar a decisão” de suspender o acordo sobre exportações de cereais dos portos ucranianos, vital para o abastecimento mundial de alimentos, escreveu este domingo no Twitter o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.
Esta decisão “põe em perigo a principal rota de exportação de cereais e fertilizantes necessários para responder à crise alimentar mundial causada pela guerra” na Ucrânia, insistiu Josep Borrell na sua mensagem na rede social.
Tweet from @JosepBorrellF
A Rússia anunciou no sábado a suspensão da sua participação neste acordo sobre as exportações de produtos agrícolas dos portos ucranianos sob o pretexto do ataque de drone a navios na Crimeia anexada, gerando condenação internacional.
O acordo de cereais, concluído em julho sob a égide da ONU e da Turquia, permitiu a exportação de vários milhões de toneladas de cereais retidos nos portos ucranianos desde o início do conflito em fevereiro, provocando um aumento dos preços dos alimentos.
Biden condena decisão escandalosa
Já antes, o Presidente norte-americano, Joe Biden, considerou escandalosa a decisão da Rússia de suspender a sua participação no acordo sobre as exportações de cereais a partir dos portos ucranianos. “É simplesmente escandaloso. Não havia nenhuma razão para fazerem isso”, disse Biden, em declarações à imprensa, depois de ter votado por antecipação nas eleições intercalares norte-americanas, em Wilmington, no Estado de Delaware.
A ONU comunicou estar a envidar esforços para preservar o acordo, com a Ucrânia a acusar a Rússia do “falso pretexto” do ataque na Crimeia para justificar a suspensão do convénio, pressionando Moscovo para que “respeite as suas obrigações”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE insta Rússia a reconsiderar decisão sobre exportações de cereais dos portos ucranianos
{{ noCommentsLabel }}