Europcar investe em “hubs” para empresas em Portugal
Empresa de aluguer de automóveis com 80 estações e 700 funcionários em Portugal abre primeiro espaço para clientes empresariais junto ao aeroporto do Porto e avança em 2023 com outros dois mais a sul.
A Europcar está a apostar na criação de hubs para os clientes profissionais em Portugal, sejam eles grandes empresas ou freelancers. A multinacional de origem francesa promete neste modelo um atendimento mais personalizado e também flexível para as empresas, além de garantir maior disponibilidade de viaturas.
O primeiro espaço deste género a surgir em Portugal, que disponibiliza, por exemplo, um serviço mais rápido de recolha e de entrega das viaturas, sem filas e com um parque de estacionamento próprio e serviços de limpeza, já abriu na Maia, a cerca de 500 metros do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, num investimento direto avaliado em 400 mil euros.
O nosso objetivo é abrir mais dois hubs profissionais em 2023, um em Lisboa e outro no Sul do país. Por alinhamento internacional, a companhia opta por não antecipar estes valores de investimento.
Em declarações ao ECO, o responsável do Europcar Mobility Group em Portugal, Paulo Pinto, adiantou ainda que a multinacional fundada em 1949 em Paris e que está presente no mercado português há 47 anos, pretende “abrir mais dois hubs profissionais em 2023, um em Lisboa e outro no sul do país”, sem especificar os montantes do investimento nos outros projetos.
O grupo emprega atualmente cerca de 700 funcionários em Portugal, entre as marcas Europcar, Goldcar e o centro de serviços partilhados da empresa. Soma mais de 80 estações espalhadas pelo país (no continente e nas ilhas) e calcula uma frota média anual de 18 mil veículos – sobe para os 25 mil na época alta –, de carros comerciais a scooters, dos quais 840 são elétricos, híbridos e híbridos plug-in.
O novo hub no Norte do país, com um total de 10 mil metros quadrados e que permitiu a criação de dez postos de trabalho diretos, abrange com a sua “localização estratégica” também os concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Vila do Conde e Gondomar. Nas contas da empresa, permite alcançar mais de 166 mil pequenas e médias empresas, 158 grandes empresas e 1,3 milhões de habitantes nesta área metropolitana.
Paulo Pinto, que entrou no grupo em 2017 para ser responsável da InterRent e que este ano ascendeu à liderança do EMG em Portugal, salienta ao ECO que este é o quarto “grande investimento” da empresa na Maia. Começou pela construção de um hub logístico em Refonteira, de onde opera a logística da frota, incluindo a manutenção e o estacionamento; e depois também ali perto lançou a 2ndMove, a operação de venda de carros usados da Europcar ao público.
Por outro lado, tem utilizado o Aeroporto Sá Carneiro como uma das principais localizações para implementar a estratégia de transformação digital. “O serviço Premium Pick Up permite que, através da utilização de um código QR no telemóvel, o cliente possa retirar a chave do carro num quiosque e deslocar-se diretamente para a viatura sem passar pelo atendimento ao balcão ou nenhuma outra interação com a nossa equipa, exceto se assim o quiser”, descreve o gestor, que está a tirar um doutoramento na área de Engenharia e Gestão no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Europcar investe em “hubs” para empresas em Portugal
{{ noCommentsLabel }}