Aprovada proposta do PSD que alarga situações de resgate de PPR para pagar a prestação da casa
O PSD viu ser aprovada uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado que alarga o leque de situações para a utilização do saldo de planos poupança, como PPR, para pagar a prestação da casa.
O PSD viu ser aprovada uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) que alarga o leque de situações para a utilização do saldo dos planos de poupança reforma (PPR) no pagamento da prestação do crédito à habitação.
Desde 2013, com a publicação da Lei n.º 44/2013, as famílias podem utilizar o saldo do seu PPR para pagar prestações do empréstimo à habitação. No entanto, é necessário que tenham decorrido pelo menos cinco anos desde as entregas pelo participante do PPR, salvo situações de desemprego de longa duração, doença grave ou incapacidade permanente para o trabalho.
A proposta do PSD – que foi aprovada sem votos contra e com a abstenção da IL, PCP e BE – dispensa agora a obrigação mínima dos cinco anos para a mobilização prévia destes planos de poupança, e determina ainda que quem o faça não fica sujeito a penalizações por ter usufruído do benefício fiscal associado a estes planos de poupança.
Segundo esse diploma, até 31 de dezembro de 2023 o valor de planos poupança-reforma (PPR), de planos poupança-educação (PPE) e de planos poupança-reforma/educação (PPR/E) pode ser reembolsado até ao limite mensal do IAS pelos participantes desses planos.
De fora continua a ficar a possibilidade de resgatar o PPR sem penalizações tendo como finalidade o reembolso antecipado, parcial ou total, do crédito à habitação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aprovada proposta do PSD que alarga situações de resgate de PPR para pagar a prestação da casa
{{ noCommentsLabel }}