Europa alarga vantagem na compra e venda de carros elétricos
Seja nos 100% elétricos, nos híbridos plug-in ou nos híbridos sem tomada exterior de carregamento, o valor das exportações da União Europeia foi superior ao das importações extracomunitárias.
As exportações europeias de carros elétricos e híbridos ascenderam a 42 mil milhões de euros em 2021, alargando assim a diferença para o valor das importações deste tipo de automóveis com origem fora do espaço comunitário (29 mil milhões de euros).
De acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta sexta-feira, que destaca como os carros elétricos são “uma parte importante da transição energética” e estão a tornar-se “cada vez mais populares”, nas três categorias — 100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos sem tomada exterior de carregamento) — o valor das compras foi inferior ao das vendas.
As exportações europeias de automóveis não plug-in foram as mais representativas (22,9 mil milhões de euros, mais de metade do total exportado), seguidas dos carros totalmente elétricos (12,3 mil milhões de euros, equivalente a 29%) e dos veículos híbridos plug-in (6,8 mil milhões de euros, 16% do total).
Numa comparação alargada aos últimos cinco anos, a publicação do gabinete de estatísticas da União Europeia mostra um crescimento de 800% na exportação deste tipo de automóveis por parte das construtoras europeias, enquanto as importações destes produtos aumentaram “apenas” 400% neste período.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Europa alarga vantagem na compra e venda de carros elétricos
{{ noCommentsLabel }}