Montenegro quer referendo à eutanásia

Líder do PSD apelou à realização de um referendo relativamente à eutanásia, e espera que os deputados se pronunciem depois de apurados os resultados.

O líder do PSD, Luís Montenegro, apelou à realização de um referendo relativamente à eutanásia, dado que esta continua a ser uma questão “muito controversa”, esclareceu esta segunda-feira, em declarações prestadas no final da comissão permanente do partido.

Luís Montenegro admitiu não ter dúvidas de “que os portugueses não estão suficientemente esclarecidos” sobre as alternativas disponíveis em torno da questão da eutanásia. Como tal, o líder do partido apelou ao referendo como forma de conduzir a uma decisão que “poderá conduzir a que todos os portugueses se possam rever naquilo que venha a ser a sua pronúncia”.

Em declarações na sede do partido, em Lisboa, o líder parlamentar sublinhou que a expectativa do PSD é que a Assembleia da República pronuncie a sua decisão final após o referendo. Luís Montenegro sublinha ainda que, a título pessoal, é “tendencialmente contra” e admite “muitas dúvidas”. Para o líder do PSD, “esta é uma matéria onde é difícil que 230 deputados (…) possam efetivamente saber até onde podem ir para representar essa vontade”.

Questionado quanto à possibilidade de a proposta não avançar face à maioria do PS, Luís Montenegro ressalva que o partido não está “a apresentar este projeto de resolução para fazer nenhum número político”. Para o líder parlamentar, a questão prende-se com a vontade de “convencer a maioria dos deputados no Parlamento a poder dar a palavra aos portugueses” para decidir uma matéria que considera ser de “profundidade” e com “impacto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro quer referendo à eutanásia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião