Sonae e Bankinter fundem operações para liderar crédito ao consumo em Portugal
Sonae termina acordo com Banco CTT nos serviços financeiros e lança joint-venture (50/50) entre Universo e Bankinter Consumer Finance para criar "operador líder no crédito ao consumo em Portugal".
A Sonae chegou a acordo com o Bankinter Consumer Finance para a criação de uma joint-venture que prevê a combinação dos negócios do Universo com a entidade gestora da oferta de produtos e serviços de crédito ao consumo do Bankinter em Portugal.
Em comunicado enviado à CMVM, a holding liderada por Cláudia Azevedo refere que o acordo visa a criação de um operador líder em crédito ao consumo em Portugal, que terá como acionistas a Sonae e o Bankinter Consumer Finance, ambos com 50% do capital.
Atualmente, o Universo conta com mais de um milhão de clientes e uma carteira de crédito de aproximadamente 400 milhões de euros. Segundo o mais recente relatório e contas da empresa, o volume de negócios aumentou 13 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, em termos homólogos, com o EBITDA subjacente a aumentar 10 milhões até setembro, “beneficiando de uma maior maturidade do portefólio de crédito e de iniciativas de cross-selling“.
“Ao longo dos últimos anos, o Universo tem vindo a afirmar-se como um operador de referência no mercado português de serviços financeiros, alavancando a vertente digital e contribuindo para reforçar o desempenho dos negócios do grupo e do seu ecossistema de parceiros. O princípio de acordo agora firmado com o Bankinter tem a ambição de alavancar este trajeto de sucesso para constituir um operador líder no crédito ao consumo em Portugal”, salienta João Dolores, CFO da Sonae.
O princípio de acordo agora firmado com o Bankinter tem a ambição de alavancar este trajeto de sucesso para constituir um operador líder no crédito ao consumo em Portugal.
Esta parceria com o Bankinter acontece depois de o Universo ter acordado com o Banco CTT terminar o atual acordo na área dos serviços financeiros a 31 de dezembro de 2023, data em que terá uma opção de compra da carteira de crédito existente nessa instituição. Em comunicados separados ao regulador do mercado, ambas indicam que “a alteração significativa do contexto macroeconómico e financeiro global justifica a necessidade de as partes revisitarem os termos subjacentes ao acordo”.
O grupo nortenho, que viu os lucros subirem 33% até setembro, mas travar durante o verão, assinala ainda, num comunicado enviado às redações, que “este acordo visa, nomeadamente, proteger o cliente final, mantendo-se o Universo como único ponto de contacto, emitente e concedente de crédito”.
O Universo assumirá ao longo do próximo ano a responsabilidade pelas atividades de financiamento e de risco de crédito, prevendo-se que a exposição líquida do Banco CTT a cartões de crédito Universo se venha a reduzir gradualmente durante o próximo ano e que no fim de 2023 o Universo venha a assegurar a compra das exposições existentes nessa altura.
“Com a concretização deste acordo, o Banco CTT ganhará opções estratégicas na gestão do seu portefólio e libertará liquidez e capital que reforçará o desenvolvimento e crescimento rentável do Banco CTT, assentando a sua estratégia de crescimento acelerado em três pilares: (i) rentabilização da sua base de clientes; (ii) desempenho de excelência em poupança e seguros; e (iii) crescimento no crédito às famílias”, salienta a empresa liderada por João Bento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sonae e Bankinter fundem operações para liderar crédito ao consumo em Portugal
{{ noCommentsLabel }}