Rublo cai para 70 por dólar pressionado pelas sanções
Moeda russa continua sob pressão perante a perspetiva de menores receitas com a exportação de petróleo, na sequência das restrições anunciadas este mês pelo G7.
O rublo perde força esta terça-feira, apresentando dificuldades em consolidar a recuperação ligeira face à queda da semana passada, perante a perspetiva de menores receitas com exportações devido às restrições impostas ao petróleo russo.
A moeda russa perdeu cerca de 8% contra o dólar na semana passada e vai a caminho de uma queda no mês em que entraram em vigor os limites nos preços das exportações de petróleo russo no G7.
Esta manhã, o rublo perdia 1,2% contra a divisa americana, cotando nos 70,10 por dólar, mas já um pouco afastado do mínimo de quase oito meses que atingiu na semana passada nos 72,62325.
“No final de dezembro, o rublo deverá continuar extremamente volátil com o mercado a ter a necessidade de encontrar um novo equilíbrio sob fluxos comerciais que mudaram e um aumento da pressão das sanções”, referiu a BCS World of Investments, numa nota citada pela agência Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).
“Esta semana, o rublo deverá flutuar no intervalo entre os 68 e os 71 por dólar”, acrescentou.
Em relação ao euro, o rublo perde 1,1% para os 74,35.
Apesar de tudo, a moeda russa continua com o melhor desempenho entre as maiores divisas contra o dólar em 2022, suportada pelo controlo de capitais e pelo baixo nível de importações russas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rublo cai para 70 por dólar pressionado pelas sanções
{{ noCommentsLabel }}