60% dos municípios vão devolver IRS este ano

  • ECO
  • 10 Janeiro 2023

Das 304 autarquias, há 184 que vão devolver parte ou a totalidade da receita de IRS cobrada nos seus territórios às famílias, isto, 60% do total. Trata-se de um aumento face às 171 que já o faziam.

Este ano, 184 municípios vão devolver parte ou a totalidade da receita de IRS cobrada nos seus territórios às famílias, de acordo com a recolha feita pelo Jornal de Negócios (acesso pago). Contas feitas, representa 60% das 304 autarquias do país.

Os dados recolhidos revelam ainda que na lista deste ano há 14 autarquias que vão abdicar de uma parcela da receita de IRS, quando no ano passado não o faziam, entre os quais a Câmara da Pampilhosa da Serra, que é a que mais reduz a taxa de participação de IRS este ano, com uma taxa zero, segundo o mesmo jornal.

Por outro lado, há ainda 22 municípios que à semelhança do ano passado continuam a devolver parte do imposto, mas que este ano vão mais longe. É o caso da Câmara Municipal de Lisboa, que no ano passado retinha 2% do IRS dos seus munícipes e que este ano receberá 1,5% desse imposto. Em 2022, havia 171 autarquias a devolver parte ou a totalidade da receita do IRS, isto é, 55% do total.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

60% dos municípios vão devolver IRS este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião