Suécia vai enviar 10 tanques ‘Leopard’ e sistemas de defesa antiaéreos para a Ucrânia
O Governo sueco anunciou que vai enviar para Kiev "cerca de 10 tanques" Leopard, bem como sistemas de defesa antiaérea.
O Governo sueco anunciou esta sexta-feira que vai enviar para Kiev “cerca de 10 tanques” Leopard, bem como sistemas de defesa antiaérea, no dia em que o mundo assinala o primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia.
O país escandinavo conta enviar para a Ucrânia carros de combate Leopard 2A5, idênticos aos utilizados pela Alemanha, e os sistemas de defesa antiaérea IRIS-T e HAWK, precisaram o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, e o ministro da Defesa, Pal Jonson, numa conferência de imprensa conjunta em Estocolmo.
Segundo Jonson, os veículos blindados serão enviados no quadro da coordenação alemã. A promessa sueca surge um dia depois de a vizinha Finlândia ter anunciado que vai enviar três dos seus tanques Leopard.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, também exortou esta sexta os aliados a enviarem os tanques prometidos a Kiev, depois de muito hesitar em permitir que os blindados alemães fossem enviados para a Ucrânia. Em janeiro, a Alemanha finalmente cedeu e anunciou o envio de 14 Leopard, a fim de reunir dois batalhões desses veículos de combate para a Ucrânia.
A Polónia também anunciou esta sexta que quatro dos seus tanques Leopard 2 já chegaram ao território ucraniano e que o país enviaria mais “dentro de alguns dias”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Suécia vai enviar 10 tanques ‘Leopard’ e sistemas de defesa antiaéreos para a Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}