BCP sobe juros até 3% nos depósitos acima de 50 mil euros
Banco liderado por Miguel Maya foi o último a rever em alta os juros dos depósitos. Depósitos a partir de 50 mil euros rendem taxas crescentes até 3%.
O BCP seguiu a tendência do mercado e também subiu os juros dos depósitos. Neste caso, aumentou a taxa de juro nos depósitos a três anos a partir dos 50 mil euros, podendo atingir os 3% no último ano.
No primeiro ano a taxa é de 0,5%, subindo para 1% no segundo ano, antes de atingir os 3% no terceiro e último ano de aplicação. O depósito apenas permite mobilização antecipada, com penalização total dos juros corridos e não pagos, nos 30 dias anteriores às datas de pagamento de juros.
De acordo com o banco, a oferta está disponível a particulares residentes ou não residentes, emigrantes, empresários em nome individual e empresas com conta de depósitos à ordem na instituição. Adianta que não são permitidos reforços, sendo que qualquer investimento adicional pressupõe a constituição de uma nova aplicação.
Depois de um período de resistência, que valeu ao setor muitas críticas, incluindo do governador do Banco de Portugal, os grandes bancos também estão a subir as taxas de juros dos depósitos a prazo, incluindo a Caixa Geral de Depósitos (CGD), Santander Totta, BPI, Novobanco e Montepio, com taxas até 2%, mas impondo condições no acesso.
O aumento das taxas de juro surge numa altura em que os Certificados de Aforro começa a “provocar dano” nos depósitos dos bancos, que perderam um montante recorde de 2,5 mil milhões de euros em janeiro. Já os certificados continuam a captar poupanças inéditas junto das famílias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP sobe juros até 3% nos depósitos acima de 50 mil euros
{{ noCommentsLabel }}