Preço do leite sobe 120% em ano e meio

  • ECO
  • 26 Março 2023

As marcas brancas estão a vender o leite a 86 cêntimos e as restantes acima dos 90 cêntimos, por litro. Portugal é um dos cinco países da EU 27 onde o preço do leite ainda não caiu.

O preço do leite tem vindo a subir consecutivamente e mais do que duplicou em ano e meio e Portugal é um dos cinco países da EU 27 onde os valores ainda não caíram.

Segundo o Jornal de Notícias, as marcas brancas estão a ser vendidas, agora, a 86 cêntimos e as restantes acima dos 90 cêntimos, por litro.

Esta subida é acompanhada pelo aumento dos valores pagos à produção que subiu dos 29 para os 59 cêntimos. E a margem de lucro quase triplicou mas tanto a indústria como a distribuição garantem não estar a lucrar três vezes mais.

No final do ano passado registou-se uma queda de 4% na produção de leite e menos quase 200 produtores, escreve o JN. Este ano, a queda mantém-se, sendo que em fevereiro, havia menos 300 produtores (menos 8%) e menos cinco milhões de litros de leite entregues (menos 2%), face ao período homólogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do leite sobe 120% em ano e meio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião