Subida de salários não está a impulsionar a inflação, diz Centeno
O governador do Banco de Portugal defende que os aumentos de salários que se estão a verificar ainda são compatíveis com os objetivos da atual política monetária.
O governador do Banco de Portugal defende que a subida de salários não está a impulsionar a inflação, reiterando mesmo que o crescimento que se vê nos rendimentos ainda é compatível com a política monetária. Isto já que o aumento nos salários continua a ficar abaixo da inflação, argumenta Mário Centeno.
“É claro que temos aumentos salariais mais altos do que antes“, disse Centeno num fórum organizado pelo think-tank OMFIF, em declarações citadas pela Reuters. No entanto, “não temos salários inflacionados a seguir a inflação”.
O antigo ministro das Finanças considera que a evolução que se verifica atualmente nos salários, “ainda com ajustes reais negativos, é compatível com o que esperaríamos para fins de política monetária”. Desta forma, o banco central poderá avançar com a estratégia, que neste momento está focada na subida de juros, para combater a inflação.
Há duas semanas, o Banco Central Europeu (BCE) voltou a subir as taxas de juro de referência em 50 pontos base, e isto apesar da turbulência que os mercados financeiros assistiram com a falência de bancos americanos e com o caos em torno do Credit Suisse. A presidente do BCE, Christine Lagarde, não se comprometeu em relação a decisões futuras, mas sublinhou que “se o cenário base persistir quando a incerteza reduzir, sabemos que temos terreno pela frente”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Subida de salários não está a impulsionar a inflação, diz Centeno
{{ noCommentsLabel }}