Espanha vai apresentar candidato para liderar Banco Europeu de Investimento
A vice-primeira-ministra espanhola adiantou que "Espanha têm pessoas com um talento extraordinário", pelo que o país vai apresentar "um ótimo candidato para liderar o Banco Europeu de Investimento".
Espanha vai apresentar um candidato para substituir o alemão Werner Hoyer na liderança do Banco Europeu de Investimento (BEI), anunciou esta quinta-feira, a vice-primeira-ministra espanhola, Nadia Calviño.
À chegada a uma reunião dos ministros da Economia e das Finanças da União Europeia (UE), Nadia Calviño foi questionada pelos jornalistas sobre se seria a candidata espanhola – dado que era uma das apontadas – descartou esta hipótese, referindo que “neste momento” está “completamente comprometida com o projeto liderado pelo presidente Pedro Sánchez“. “Acredito que posso continuar a ser a vice-primeira ministra económica na próxima legislatura“, acrescentou a ministra espanhola dedicada aos assuntos económicos, citada pelo El Confidencial (acesso livre, conteúdo em espanhol).
No entanto, a vice-primeira-ministra espanhola adiantou que “Espanha têm pessoas com um talento extraordinário”, pelo que o país vai apresentar “um ótimo candidato para liderar o Banco Europeu de Investimento”. Contudo, a ministra sublinhou que “a substituição do atual presidente não ocorrerá até o final do ano e o que está em curso é um processo informal”.
Fontes europeias e diplomáticas afirmam, no entanto, ao El Confidencial, que o prazo-limite para a apresentação de candidaturas é até esta sexta-feira. Até agora, Itália já apresentou a candidatura de Daniele Franco, ministro das Finanças do governo de Mario Draghi.
Criado 1958, o BEI é atualmente liderado por Werner Hoyer que foi reconduzido para um segundo mandato em 2018. O alemão está desde 2012 ao leme da instituição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha vai apresentar candidato para liderar Banco Europeu de Investimento
{{ noCommentsLabel }}