Rublo em queda perante risco de crise política em Moscovo

O rublo começou a manhã desta quinta-feira a enfraquecer para lá dos 87 em relação ao dólar, atingindo mínimos de há 15 meses face à incerteza política em torno do Kremlin.

O risco de uma crise política depois da tentativa de rebelião contra o Kremlin continua a pressionar o rublo russo que, esta quinta-feira, enfraqueceu para lá dos 87 em relação ao dólar, atingindo mínimos de há 15 meses.

O dia começou com o rublo a desvalorizar 0,7% em relação ao dólar, tendo atingido 87,47, fazendo deste o seu ponto mais fraco desde 29 de março de 2022.

Além do dólar, a moeda russa também desvalorizou 0,7% para ser negociado a 94,94 contra o euro e caiu 0,8% contra o yuan para 11,98.

As medidas de controlo de capital adotadas na Rússia têm ajudado a isolar o rublo da geopolítica nos 16 meses desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, mas a marcha de Prigozhin e o grupo Wagner, em Moscovo, no sábado passado, reacendeu as pressões em relação à moeda russa que se encontra pressionada pela incerteza política em torno do futuro de Vladimir Putin no poder.

Desde o início da semana que o rublo tem desvalorizado para mínimos de há 15 anos, tendo arrancado a semana a cair 3% na sequência da tentativa de rebelião de Prigozhin.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rublo em queda perante risco de crise política em Moscovo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião