Amesterdão vai proibir cruzeiros para controlar turismo e poluição

  • ECO
  • 21 Julho 2023

Amesterdão decidiu restringir navios de grande porte de atracarem na cidade e pretende encerrar o seu terminal de navios de cruzeiro, tendo em vista reduzir o turismo e a poluição.

O conselho municipal de Amesterdão decidiu restringir navios de grande porte de atracarem na cidade e pretende encerrar o seu terminal de navios de cruzeiro, tendo em vista reduzir o turismo e a poluição.

A data de entrada em vigor desta medida e os restantes detalhes vão ser decididos após a consulta das várias partes envolvidas. “Os navios de cruzeiro poluentes não estão de acordo com as ambições sustentáveis que temos para a nossa cidade”, afrimou Ilana Rooderkerk, responsável municipal do partido de centro-direita D66, que apresentou a moção que foi aprovada na quinta-feira. “Os navios de cruzeiro no centro da cidade também não se encaixam na tarefa de combater o turismo de massa”, acrescentou, citada pela Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Amesterdão tem um dos maiores portos de cruzeiros da Europa, no qual atracam centenas de mega-navios e cerca de 700.000 passageiros por ano. O país conta ainda com outros terminais em Rotterdam e IJmuiden.

A capital holandesa tem vindo a tomar várias medidas para combater os efeitos negativos do turismo. No início deste ano anunciou um plano, que incluía a proibição do consumo de canábis em espaços públicos e a limitação dos horários para restaurantes ou locais de prostituição. Já em março, as autoridades lançaram uma campanha online intitulada “Stay Away”, dirigida a turistas britânicos, tendo em vista impedir que visitantes violentos invadissem a cidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amesterdão vai proibir cruzeiros para controlar turismo e poluição

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião