Bruxelas aprova venda de 50% do Universo da Sonae ao Bankinter
Comissão Europeia deu luz verde à venda de metade do capital do Universo, a unidade de crédito ao consumo da Sonae, ao Bankinter por 19 milhões de euros.
A Sonae vai ter um novo parceiro para a sua unidade de crédito ao consumo. A Comissão Europeia aprovou a venda de 50% do capital do Universo ao Bankinter Consumer Finance, com os espanhóis a pagarem 19 milhões de euros por este negócio.
“A Comissão concluiu que a aquisição proposta não suscita preocupações de concorrência, dadas as limitadas sobreposições horizontais e ligações verticais entre as atividades da Sonae e da Bankinter Consumer Finance no Espaço Económico Europeu”, adiantou o executivo da UE em comunicado divulgado esta terça-feira.
O negócio foi revelado em dezembro do ano passado, quando as duas partes anunciaram que iam unir esforços para criar o “operador líder no crédito ao consumo em Portugal”.
De acordo com a Sonae, que se o Universo conta com mais de um milhão de clientes e uma carteira de crédito de aproximadamente 400 milhões de euros.
No âmbito desta transação, além dos 19 milhões que o grupo espanhol pagará por 50% do Universo, o acordo prevê ainda o pagamento adicional de um montante até cinco milhões de euros, contingente e diferido por cinco anos após a conclusão da transação.
A parceria com o Bankinter acontece depois de o Universo ter acordado com o Banco CTT terminar o atual acordo na área dos serviços financeiros a 31 de dezembro de 2023, data em que terá uma opção de compra da carteira de crédito existente nessa instituição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bruxelas aprova venda de 50% do Universo da Sonae ao Bankinter
{{ noCommentsLabel }}