Hoje nas notícias: inflação, radares e professores
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A um mês do Orçamento do Estado, Governo avalia novos instrumentos de apoio à inflação. Os 37 novos radares já começaram a multar e poderão ter recolhidos até 360 mil euros. E, numa década, nunca tantos professores se reformaram antes do início do ano letivo. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.
Governo avalia “novos instrumentos” de combate à inflação
A cerca de um mês da entrega do Orçamento do Estado para 2024, Mariana Vieira da Silva, ministra presidência, não avança detalhes sobre que medidas serão anunciadas. No entanto, admite que o Governo que está estudar novas medidas para mitigar o impacto da subida dos preços. Em entrevista ao Jornal de Negócios, a números dois de António Costa afirma que o Executivo está “neste momento a fazer a reflexão” sobre que apoios continuam necessários, “eventualmente que novos instrumentos têm de ser desenvolvidos” e quais é que já não são necessários.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Novos radares caçam 360 mil euros em 24 horas
Em apenas 24 horas, foram apanhados pelos novos radares seis mil condutores em excesso de velocidade. Este é o registo de infrações detetadas pelas autoridades no dia 1 de setembro, dia em que entraram em funcionamento 37 novos radares. As multas geradas neste dia ainda não foram processadas, mas se cada condutor pagar a coima mais pequena de 60 euros, estas seis mil multas deverão resultar num encaixe de, pelo menos, 360 mil euros, apanhados num único dia de controlo de velocidade.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Há uma década que não se reformavam tantos professores antes do início do ano letivo
Quase 400 professores e educadores foram para a reforma em setembro. Há pelo menos uma década que não havia tantas aposentações no momento do regresso às aulas. Desde janeiro, saíram das escolas mais de 2.200 docentes, quase tantos como nos 12 meses do ano anterior. De acordo com informação disponibilizada pela Caixa Geral de Aposentações, passaram a reunir condições para a aposentação neste mês 387 professores e educadores de infância. Há um ano, 257 docentes deixaram as escolas no mês de arranque do ano letivo. Ou seja, há um aumento de 50% das aposentações em setembro face ao período homólogo.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Acionista chinês do BCP sinaliza apoio “forte” ao banco
A Fosun, principal acionista do BCP, assegura que “apoia fortemente o crescimento e estratégia” do BCP e da Fidelidade, garantindo que continuará comprometido com essas operações. A afirmação surge depois de, na conferência com analistas para apresentar os resultados do primeiro semestre, o CFO, Gong Ping ter apenas referido que o BCP contribuiu com mil milhões de renmimbis (cerca de 130 milhões de euros à taxa de câmbio atual) para o resultado do grupo, sem ter deixado nenhum comentário perspetivando o futuro.
Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago)
Portugal já exporta insetos para consumo
Nos últimos dois anos, foram concedidos quatro licenciamentos para a criação e transformação de insetos para consumo: três para a produção de grilos e larvas da farinha, destinados à alimentação animal, e um para a criação e transformação de larvas para a alimentação humana. Segundo o Ministério da Agricultura, há ainda uma para a produção de bens alimentícios à base de insetos e dois em fase de avaliação. A Associação Portuguesa de Produtores e Transformadores de Insetos revela ao Jornal de Notícias que Portugal já exporta para outros países lavras desidratadas e outros produtos com insetos na sua composição.
Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: inflação, radares e professores
{{ noCommentsLabel }}