Ainda faltam professores para 100 mil alunos
À semelhança do que tem acontecido, as dificuldades acentuam-se nos distritos de Lisboa, em particular, mas também em Setúbal, Faro, Santarém ou Beja. Colocações de professores continuam a decorrer.
Se o ano letivo tivesse começado na quinta-feira, cerca de 100 mil alunos teriam, pelo menos, um professor em falta, de acordo com a lista de horários que até ao final desta semana continuavam por atribuir e para os quais as escolas estão à procura de candidatos, avança o Expresso (acesso pago). As colocações continuam a decorrer.
A uma semana do arranque do novo ano letivo, e de acordo com dados disponíveis na quinta-feira de manhã, havia 1.357 horários de professores por distribuir, o que corresponde a mais de 15 mil horas de aulas. Assumindo que as disciplinas têm uma carga letiva média de três horas por semana e que cada turma tem 20 alunos, o número leva a estimar que mais de 100 mil alunos do ensino Básico e Secundário teriam algum professor em falta, caso as aulas começassem agora, calcula Davide Martins, professor de Matemática e colaborador do blogue de Educação “DeArlindo”.
À semelhança do que tem acontecido há três anos, as dificuldades acentuam-se nos distritos de Lisboa, em particular, mas também em Setúbal, Faro, Santarém ou Beja, dado que a maioria das necessidades de professores estão a sul e a maioria dos potenciais candidatos estão a norte. As colocações de professores continuam a decorrer, sendo que esta sexta-feira são conhecidos os resultados das colocações nacionais da segunda reserva de recrutamento.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ainda faltam professores para 100 mil alunos
{{ noCommentsLabel }}