Presidente do Bundesbank não sabe se taxas do BCE já atingiram nível máximo
Joachim Nigel, presidente do banco central alemão, considera que as taxas de juro diretoras do BCE "devem permanecer num nível suficientemente elevado durante um período suficientemente longo".
O presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, afirmou esta quinta-feira que não sabe se as taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE) já atingiram o nível máximo no atual ciclo de alta.
Nagel disse, num evento organizado pelos bancos cooperativos Sparda-Banken, que a taxa de inflação na Zona Euro continua a ser “demasiado elevada” e que as previsões apontam para que irá baixar lentamente para o objetivo de 2%.
É por isso que as taxas de juro diretoras do BCE “devem permanecer num nível suficientemente elevado durante um período suficientemente longo”, segundo o presidente do banco central alemão.
“O que é que isto significa? Não se pode dizer: dependerá dos dados. O que é claro é o objetivo: fazer descer a taxa de inflação para 2% o mais rapidamente possível”, acrescentou Nagel.
Em agosto, a inflação global na Zona Euro foi de 5,2% em termos homólogos e a inflação subjacente, excluindo energia e produtos alimentares, foi de 5,3%.
Na semana passada, o BCE subiu as três taxas de juro pela décima vez consecutiva desde julho de 2022, em um quarto de ponto, para 4,50%. Além disso, a facilidade de depósito, que é a taxa de juro à qual remunera as reservas overnight excedentárias dos bancos, aumentou no mesmo montante, para 4%.
A taxa de depósito é atualmente a taxa de juro mais importante da política monetária do BCE, porque existe um excesso de liquidez muito elevado no sistema.
Para fazer baixar a inflação, o BCE está também a reduzir o seu balanço e, desde julho, já não investe nas obrigações vencidas do programa de compra de dívida. Desta forma, o balanço do BCE será reduzido numa média de 25.000 milhões de euros por mês até ao verão de 2025, segundo Nagel.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente do Bundesbank não sabe se taxas do BCE já atingiram nível máximo
{{ noCommentsLabel }}