Japonesa Hitachi troca Porto por Matosinhos e vai duplicar equipa

Hitachi Solutions instala-se num escritório com 1.500 m2 no Metropolis, novo empreendimento do The Edge Group. Trabalha para grandes empresas europeias e planeia recrutar até 150 colaboradores.

Instalados em Portugal desde 2017, os japoneses da Hitachi Solutions preparam-se para mudar as operações da Rua de Cedofeita, no Porto, para novas instalações em Matosinhos com cerca de 1.500 metros quadrados e que representaram um investimento superior a dois milhões de euros.

Em declarações ao ECO, a responsável pelo escritório nacional, Ana Vale, adianta que o plano de contratações prevê o recrutamento de “20 a 30” novos colaboradores por ano durante os próximos cinco anos, o que irá, na prática, mais do que duplicar a atual equipa, que conta com uma centena de profissionais.

A partir de Portugal faz o desenvolvimento e a implementação de soluções digitais (utilizando tecnologia Microsoft) para “grandes empresas internacionais, maioritariamente com sede no Reino Unido, mas também no resto da Europa”. A multinacional asiática procura perfis com formação em Economia, Gestão, Finanças, Informática, Ciências de Computação e Ciência de Dados.

Vamos contratar 20 a 30 colaboradores por ano nos próximos cinco anos. Fazemos o desenvolvimento e implementação de soluções digitais para grandes empresas internacionais, com sede no Reino Unido maioritariamente, mas também no resto da Europa.

Ana Vale

Head of Human Resources da Hitachi Solutions Portugal

O novo escritório da Hitachi Solutions, que será oficialmente inaugurado a 3 de outubro, está localizado no número 357 da Avenida da Senhora da Hora, próximo da estação de metro de Sete Bicas. Está integrado no empreendimento Metropolis, no qual o The Edge Group, em parceria com investidores nacionais, gastou 45 milhões de euros. Abrange uma área total de 25 mil metros quadrados e já alberga empresas como a consultora de analítica LTPlabs ou a Ábaco Consulting, pertencente ao grupo alemão Valentic.

“A equipa em Portugal tem dos melhores e mais brilhantes jovens. (…) É fantástico ver pessoas que se juntaram a nós há alguns anos já a assumir papéis de liderança em grandes projetos internacionais para clientes. Com a abertura deste novo escritório iniciamos a próxima fase do nosso crescimento em Portugal, [que tem] um papel fundamental na estratégia global de crescimento”, sublinha o CEO, Steven French.

A Hitachi Solutions Portugal surgiu há seis anos como parte do plano de expansão do centenário grupo nipónico em toda a Europa, com investimentos em França, Alemanha e, mais recentemente, na Bulgária. Especializada em transformação digital, de acordo com fonte oficial, soma cerca de 3.500 colaboradores em todo o mundo, dos quais 1.000 na Europa, e está presente num total de 11 países.

Além da Hitachi Solutions, o grupo sediado em Chiyoda, na região de Tóquio, opera também em Portugal, desde 2006, com a Hitachi Vantara (consultoria digital) – em junho de 2021 instalou em Lisboa o novo centro de excelência para a área da mobilidade. Já através da Hitachi Energy, como explica Ana Vale, desenvolve “transformação digital para acelerar a transição energética para um futuro neutro em termos de carbono”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Japonesa Hitachi troca Porto por Matosinhos e vai duplicar equipa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião