Excedente orçamental deste ano será inferior a 1% do PIB, avança Iniciativa Liberal
Quanto ao crescimento económico, a perspetiva do Executivo socialista é que fique entre 2,1% e 2,2% em 2023, recuando para 1,5% no próximo ano.
O excedente orçamental no final deste ano será inferior a 1%, avançou a Iniciativa Liberal, após a reunião com o Governo sobre o Orçamento do Estado para 2024. Já no próximo ano, o saldo orçamental será neutro, ou seja, com as despesas e receitas equilibradas. Quanto ao crescimento económico, a perspetiva é que ronde os 2,1% e 2,2% este ano, recuando para 1,5% em 2024, como o ECO avançou.
“O cenário macro que o ministro das Finanças nos comunicou, sem se comprometer, é que em 2023 acabaremos com um crescimento na casa de 2,1% ou 2,2% e com saldo orçamental positivo mas inferior a 1%”, indicou João Cotrim de Figueiredo à saída da reunião com Fernando Medina e Ana Catarina Medes.
Quer isto dizer que o excedente, que o primeiro-ministro já tinha sinalizado que seria alcançado no final deste exercício orçamental, poderá ser superior àquele que foi alcançado por Mário Centeno, de 0,1%.
Já em 2024, “o saldo orçamental será neutro, de 0%, e o crescimento será na casa de 1,5%”, indicou o deputado da Iniciativa Liberal, confirmando a informação apurada pelo ECO. No Programa de Estabilidade, o Governo previa um crescimento de 1,8% este ano e 2% em 2024, enquanto ainda perspetivava défices de 0,4% e 0,2%, respetivamente.
Estas novas previsões estão em linha com as projeções apresentadas pelo Banco de Portugal esta quarta-feira, que apontam para um crescimento da economia de 2,1% em 2023 e 1,5% em 2024. Quanto ao excedente, o supervisor não avançou estimativas. Mas o Conselho das Finanças Públicas estimou que o excedente podia chegar aos 0,9%, caso não avançassem mais medidas.
O deputado da Iniciativa Liberal criticou ainda a falta de reformas estruturais, bem como o facto de o “investimento [ir] a um terço do que estava orçamentado”, enquanto o “consumo público cai para metade do que estava orçamentado”. Em 2023, salientou ainda, vai “manter-se o recorde de ultrapassar 100 mil milhões de euros de despesa pública”.
(Notícia atualizada às 12h25)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Excedente orçamental deste ano será inferior a 1% do PIB, avança Iniciativa Liberal
{{ noCommentsLabel }}