Taxa de desemprego em Portugal sobe para 6,7%. É o segundo aumento consecutivo
Depois de ter estado estacionado durante vários meses em 6,3%, o desemprego aumentou em setembro e, sabe-se agora, voltou a subir em outubro. Taxa chegou aos 6,7% no décimo mês do ano.
O desemprego voltou a aumentar em outubro. De acordo com os dados divulgados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), essa taxa fixou-se em 6,7%, acima do valor registado há um ano (6,1%) e também do que tinha sido verificado no mês anterior (6,6%). É o nível mais elevado de desemprego mais elevado desde março deste ano.
“A taxa de desemprego, que se situou em 6,7%, registou um valor superior ao de setembro de 2023 (0,1 pontos percentuais), ao de julho do mesmo ano (0,4 pontos percentuais) e ao de outubro de 2022 (0,6 pontos percentuais)”, avança o gabinete de estatísticas, no destaque publicado esta manhã.
Apesar dos múltiplos desafios — das guerras à inflação e à escalada dos juros –, o mercado de trabalho tem dados provas de resiliência.
Ainda assim, nos últimos meses, a tendência tem sido de aumento do desemprego, isto é, depois deste indicador ter ficado estacionado em 6,3% durante três meses (junho, julho e agosto), em setembro aumentou para 6,6% e, soube-se hoje, em outubro voltou a crescer, chegando a 6,7%. Desde março que Portugal não registava um valor de desemprego tão elevado, mostram os dados do INE.
No total, em outubro havia 353,4 mil pessoas desempregadas, mais 1,4% do que no mês anterior e mais 11,1% do que há um ano.
Por outro lado, a população empregada encolheu 0,2% em cadeia, mas engordou 1,1% em termos homólogos, para 4,9 milhões de pessoas. A taxa de emprego fixou-se, então, em 64,1% em outubro, abaixo dos 64,2% registado em setembro, mas acima dos 63,7% verificados há um ano.
Com estas variações dos empregados e desempregados, a população ativa caiu 0,1% em cadeia, mas aumentou 1,7% em termos homólogos, para 5.283,3 mil indivíduos.
“A evolução [em cadeia] da população ativa resultou do decréscimo da população empregada (9,1 mil; 0,2%), que superou o acréscimo da população desempregada (4,7 mil; 1,4%)”, detalha o INE.
Já a população inativa aumentou 0,3% em cadeia, mas caiu 2,2% em termos homólogos para 2.408,1 mil indivíduos. O INE acrescenta que em outubro a taxa de subutilização do trabalho situou-se em 11,9%, valor superior em 0,1 pontos percentuais ao mês anterior e em 0,4 pontos percentuais relativamente a outubro de 2022.
(Notícia atualizada às 11h47)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Taxa de desemprego em Portugal sobe para 6,7%. É o segundo aumento consecutivo
{{ noCommentsLabel }}