Hoje nas notícias: ANA, transportes públicos e ferrovia
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
ANA lucrou 1.437 milhões de euros entre 2012 e 2023. Queixas contra transportes públicos atingem novo recorde nos primeiros seis meses. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta quarta-feira.
ANA pagou em dez anos concessão dos aeroportos que vai durar meio século
Os franceses da Vinci assinaram em 2012 um contrato de concessão com o Estado para assumirem, através da ANA Aeroportos, o controlo de todos os aeroportos portugueses durante 50 anos. O contrato teve um custo de 1.200 milhões de euros, pago em duas prestações. Ora, entre 2013 e 2022, a ANA lucrou 1.437 milhões de euros. Ou seja, os aeroportos já produziram resultados líquidos que permitiram à Vinci amortizar o investimento na íntegra, sendo que a empresa ainda tem 40 anos para poder acumular mais-valias.
Leia a notícia completa em Público (acesso pago).
Queixas contra transportes públicos atingem um novo recorde
As queixas contra transportes públicos registaram um novo recorde nos primeiros seis meses do ano. Em média, registaram-se 86 queixas por dia, mais 41 face ao período homólogo. Os Transportes Metropolitanos de Lisboa e a CP são os principais visados, acumulando, respetivamente, 15.494 e 3.096 reclamações dos utilizadores. As reclamações prendem-se, principalmente, com cancelamentos e supressões de transportes e pedidos de reembolso.
Leia a notícia completa em Jornal de Notícias (acesso pago).
Maior obra ferroviária em 100 anos derrapa 38 milhões
A nova linha entre Évora e Elvas, considerada a maior obra ferroviária construída nos últimos 100 anos em Portugal, já custa mais 38 milhões de euros do que o previsto quando as obras foram adjudicadas, num total de 377 milhões euros. A derrapagem nos custos tem a ver com trabalhos complementares, o regime extraordinário de revisão de preços criado em 2022 e até a reposição do equilíbrio financeiro de contratos, devido à alteração anormal e imprevisível das circunstâncias.
Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago).
Carneiro diz ter melhores condições para travar a direita
José Luís Carneiro, candidato a secretário-geral do PS, prometeu dialogar com o centro e com a esquerda caso seja escolhido pelo partido para travar as eleições Legislativas, afirmando ter “as melhores condições para impedir a direita de ganhar as eleições”. Numa entrevista à RTP, o ainda ministro da Administração Interna foi questionado sobre o episódio no qual ligou ao presidente da estação pública a respeito de um cartoon sobre racismo na polícia. Carneiro recusou que com o contacto tenha sido uma tentativa de censura, defendendo “a liberdade de expressão”, garantindo que o fez numa tentativa de “desenvolver um diálogo de cooperação institucional” de forma a “tranquilizar a direção e o comando” da GNR e PSP.
Leia a notícia completa no site da RTP (acesso livre).
Instituto dos Registos e Notariado vai terminar 2024 com mais de cinco mil trabalhadores
O secretário de Estado da Justiça revelou que os serviços do Registo vão ser reforçados com a entrada de mais 470 novos trabalhadores até 2024, garantindo assim que o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) terminará o próximo ano com mais de cinco mil trabalhadores. Pedro Ferrão Tavares dá ainda conta de investimentos na melhoria do equipamento de trabalho com um envelope do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a transformação digital, com 95% do valor previsto já a ser executado.
Leia a notícia completa em Jornal Económico (acesso pago).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: ANA, transportes públicos e ferrovia
{{ noCommentsLabel }}