Hoje nas notícias: eletricidade, moratórias e Groundforce

  • ECO
  • 29 Dezembro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A rede elétrica nacional não aguenta novas centrais renováveis, os bancos já registaram mais de 14.300 pedidos para suspender os juros no crédito à habitação e a Groundforce encontra-se em contra-relógio para concluir a venda antes de março. Estas são algumas das notícias em destaque esta sexta-feira.

Rede elétrica não aguenta novas centrais renováveis

A rede elétrica nacional “não tem capacidade suficiente” para receber todo o volume de produção de eletricidade que resultará dos novos projetos solares e eólicos, segundo as novas metas para as fontes de energia renovável que constam do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), revela uma análise da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Segundo a mesma entidade, o problema persiste mesmo tendo em conta os reforços de rede já licenciados e ou aprovados mas que ainda não foram construídos, pelo que a ambição de Portugal em manter a posição de “liderança a nível europeu” pode ser colocada em causa pelas limitações ao nível da rede elétrica.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Banca regista mais de 14.300 pedidos para suspender juros no crédito

A moratória dos juros — medida aprovada pelo Governo que prevê suspender por dois anos cerca de 30% dos juros a pagar na prestação de um crédito à habitação — registou um total de 14.367 pedidos entre cinco dos maiores bancos portugueses: BCP, CGD, Crédito Agrícola, Santander e Banco Montepio. Entre estes, pelo menos 2.580 já estão com prestação reduzida, mas poderão ser mais.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Groundforce tem de concluir venda antes de março

A Groundforce está a tentar concluir o processo de aquisição pela Menzies até março, tendo em conta que nesse mês a ANAC (regulador da aviação civil) abre concursos para licenças de operação no setor e que a empresa de handling, saída de um processo de insolvência, precisa de ter todas as questões associadas à compra resolvidas para poder aceder ao procedimento.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

Sociedades de capital de risco em crescimento no futebol europeu

Mais de um terço dos clubes das cinco principais ligas de futebol europeias conta com investimentos de entidades financeiras. Na Premier League, por exemplo, estes já são uma maioria. No total, em novembro deste ano, entre os 98 clubes a disputar as “Big 5“, a firma de análise financeira Pitchbook identificou 37 clubes com financiamento de sociedades de capital de risco. Em 2018 este tipo de investimento foi de 66,7 milhões de euros, valor que cresceu acentuadamente para 4,9 mil milhões de euros em 2022.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Eleitores não confiam em Pedro Nuno Santos nem em Montenegro

Pedro Nuno Santos é o preferido pelos portugueses para primeiro-ministro, em relação a Luís Montenegro, mas por curta margem, revela uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios. No entanto, a maioria dos inquiridos diz não confiar em nenhum dos candidatos. A sondagem revela que 64% não emprestariam dinheiro nem a Pedro Nuno Santos nem a Luís Montenegro e mais de 60% não comprariam um carro em segunda mão a nenhum dos dois.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: eletricidade, moratórias e Groundforce

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião