Brexit “tirou” 162 mil milhões de euros à economia britânica, diz mayor de Londres
Segundo um estudo da Cambridge Econometrics, a saída da União Europeia terá retirado dois milhões de postos de trabalho ao Reino Unido.
O Brexit terá custado 162 mil milhões de euros (140 mil milhões de libras) à economia britânica, segundo calculou um estudo da Cambridge Econometrics citado pelo autarca de Londres, Sadiq Khan. A saída da União Europeia também terá retirado dois milhões de postos de trabalho ao Reino Unido, nomeadamente nos setores dos serviços financeiros e da construção.
O estudo foi pedido pela Câmara e Sadiq Khan – que é membro do partido trabalhista e votou contra o Brexit no referendo de 2016 – utilizou-o como foco de um discurso na sua residência oficial, de acordo com a Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).
“Agora é óbvio que o Brexit não está a funcionar. A versão ‘dura’ do Brexit com que acabámos está a arrastar a nossa economia para baixo e a aumentar o custo de vida”, reiterou Khan, em comentários divulgados antes do discurso previsto para a tarde desta quinta-feira.
A Cambridge Econometrics, no estudo, sinaliza que se espera que o Brexit reduza o crescimento económico anual no Reino Unido em 0,4 pontos percentuais entre agora e 2035, reduza os níveis de emprego em três milhões até 2035 e reduza o investimento num terço.
A estimativa da Cambridge Econometrics sobre os custos do Brexit é superior a algumas outras estimativas recentes, como a do Instituto Nacional de Investigação Económica e Social da Grã-Bretanha, que estimou em novembro que a saída da UE reduziu o tamanho da economia em 2%-3%, prevendo-se que o impacto aumente para 5%-6% até 2035.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Brexit “tirou” 162 mil milhões de euros à economia britânica, diz mayor de Londres
{{ noCommentsLabel }}