Dean português lidera expansão do campus do INSEAD com empréstimo de 60 milhões do BEI
Reitor da instituição desde setembro de 2023, Francisco Veloso vai agora comandar a expansão do campus da escola de negócios na cidade francesa de Fontainebleau.
A escola de negócios INSEAD, liderada pelo português Francisco Veloso há quatro meses, garantiu um empréstimo de 60 milhões de euros junto do Banco Europeu de Investimento (BEI) para financiar a modernização e a expansão do seu campus em Fontainebleau, anunciou esta segunda-feira a instituição financeira.
O plano da instituição de origem francesa, que além de França tem escolas em Singapura, Abu Dhabi e São Francisco, abrange seis fases entre 2024 a 2033. O objetivo passa por integrar espaços físicos e digitais com construção sustentável e recorrer a energias renováveis, incluindo instalações geotérmicas e solares, segundo aponta o BEI, em comunicado.
“As infraestruturas educativas e a inovação figuram entre as prioridades do BEI e esta operação contribuirá para reforçar a competitividade europeia nestes domínios”, assinala o Banco Europeu de Investimento, acrescentando que o projeto “está em consonância com a Agenda de Competências para a Europa”.
Citado na mesma nota, o dean Francisco Veloso, que lidera a escola desde setembro do ano passado, sublinha que este empréstimo do BEI é um “passo fundamental” para a reimaginação do campus da INSEAD na Europa, permitindo “prosseguir os seus objetivos estratégicos e competir no topo do mundo académico”.
Já o vice-presidente do BEI Ambroise Fayolle realça que a operação é “um exemplo concreto do apoio do BEI à educação e inovação”. “Este investimento também irá melhorar significativamente a pegada de carbono do campus do INSEAD, ajudando assim a combater as alterações climáticas”, acrescentou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dean português lidera expansão do campus do INSEAD com empréstimo de 60 milhões do BEI
{{ noCommentsLabel }}