Fitch sobe rating do Banco Montepio pela segunda vez em 12 meses
Agência justifica melhoria da notação de risco do Banco Montepio com a redução dos ativos problemáticos e com o "turnaround" bem-sucedido empreendido por Pedro Leitão.
A Fitch melhorou a notação de risco do Banco Montepio, com uma subida do rating em dois níveis, passando de “B+” para “BB”, mantendo-se, ainda assim, num patamar de investimento especulativo.
“A melhoria reflete principalmente a redução sustentável e bem-sucedida dos ativos problemáticos do Banco Montepio e a melhoria da capitalização”, justifica a agência de rating norte-americana em comunicado divulgado esta terça-feira.
A Fitch adianta ainda que subiu a notação de risco da instituição liderada por Pedro Leitão devido à “melhoria da rentabilidade estrutural do banco e pelas evidências recentes da sua capacidade de emitir dívida sem garantia no mercado”.
Em comunicado enviado ao mercado, o banco sublinha que foi a segunda subida do rating no espaço de 12 meses, “num total de quatro níveis”.
O Banco Montepio fechou 2023 com lucros de 28,4 milhões de euros no ano passado, uma queda de 16% em relação a 2022, com o resultado a ser penalizado pelo impacto negativo da venda do Finibanco Angola. Sem esta operação, teria registado lucros de quase 145 milhões.
A Fitch estima que o rácio de ativos problemáticos tenha recuado para 5,4% no final de 2023, acima da média.
Por outro lado, fala em “turnaround bem-sucedido” do negócio, à boleia da subida das taxas de juro. Além da limpeza do balanço, o Banco Montepio procedeu a uma reestruturação da atividade nos últimos três anos, com a saída de 650 trabalhadores e a venda da operação em Angola.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fitch sobe rating do Banco Montepio pela segunda vez em 12 meses
{{ noCommentsLabel }}