Tinder faz “match” com Bruxelas para dar informações claras sobre preços personalizados
Comissão Europeia argumenta que "personalizar descontos sem informar explicitamente os consumidores é injusto, pois impede-os de fazer uma escolha informada".
O Tinder comprometeu-se a informar os consumidores quando está a apresentar preços personalizados, ou seja, com descontos direcionados a perfis específicos, após um diálogo com a Comissão Europeia e as autoridades nacionais de consumo, segundo anunciaram esta quinta-feira.
Como explica a Comissão Europeia, o Tinder “utiliza meios automatizados para, por exemplo, identificar consumidores que demonstraram pouco ou nenhum interesse nos serviços premium a um preço padrão para posteriormente oferecer-lhes descontos personalizados”, sendo que “personalizar descontos sem informar explicitamente os consumidores é injusto, pois impede-os de fazer uma escolha informada”.
Além disso, a plataforma também oferecia preços mais baixos para os serviços premium com base na idade, sem informar os consumidores.
Tendo em conta esta violação do direito do consumidor da UE, a Rede de Cooperação para a Defesa do Consumidor, coordenada pela Comissão Europeia e liderada pela Agência Sueca do Consumidor e pela Autoridade Holandesa para Consumidores e Mercados, entrou em contacto com o Tinder.
A aplicação de encontros comprometeu-se então a não aplicar preços personalizados com base na idade sem informar os consumidores de forma clara e antecipada, a informar claramente os consumidores de que os descontos nos preços dos serviços premium são personalizados através de meios automatizados e ainda a informar os consumidores por que razão lhes são oferecidos descontos personalizados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tinder faz “match” com Bruxelas para dar informações claras sobre preços personalizados
{{ noCommentsLabel }}