Ativista Greta Thunberg detida durante protesto nos Países Baixos
Thunberg foi colocada num grande autocarro pela polícia local, juntamente com outros manifestantes que tentaram bloquear uma das principais auto-estradas de Haia, noticiou a Reuters.
A ativista climática Greta Thunberg foi detida pela polícia durante uma grande manifestação em Haia, nos Países Baixos, no sábado, segundo a agência Reuters.
Thunberg foi colocada num grande autocarro pela polícia local, juntamente com outros manifestantes que tentaram bloquear uma das principais auto-estradas de Haia, adiantou a agência.
A ativista tinha-se juntado a um protesto de centenas de pessoas e foi detida quando se juntou a um grupo de cerca de cem pessoas que tentaram bloquear a autoestrada A12. Esta estrada tem sido bloqueada durante várias horas, dezenas de vezes nos últimos meses, por ativistas que exigem o fim de todos os subsídios à utilização de combustíveis fósseis.
Antes de ser detida, Thunberg disse aos jornalistas que estava a protestar porque o mundo está a enfrentar uma crise existencial.
“Estamos numa emergência planetária e não vamos ficar de braços cruzados e deixar que as pessoas percam as suas vidas e os seus meios de subsistência e sejam obrigadas a tornar-se refugiados do clima, quando podemos fazer alguma coisa”, afirmou.
Em protestos anteriores, a polícia conduziu os manifestantes detidos para outra zona da cidade, onde foram libertados sem mais consequências.
A polícia local não estava imediatamente disponível para comentar o assunto no sábado, adiantou a Reuters.
(Notícia atualizada às 16h11)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ativista Greta Thunberg detida durante protesto nos Países Baixos
{{ noCommentsLabel }}