Diretor demissionário do SNS recusou elaborar plano para o verão pedido pelo Governo
A ministra da Saúde pediu ao diretor demissionário do SNS para elaborar um plano para o verão, mas este recusou. Governo promete mecanismos para garantir que período decorre "com normalidade”.
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, pediu a Fernando Araújo, o diretor executivo demissionário do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para elaborar o plano de verão 2024 para o SNS, um período tradicionalmente complexo devido às férias dos profissionais de saúde. Mas, como já não estará em funções na altura — uma vez que apresentou a demissão no dia 22 de abril, já aceite pela tutela, ficando apenas dependente da entrega do relatório que lhe tinha sido anteriormente pedido –, Fernando Araújo recusou, avança o Público (acesso condicionado).
Fernando Araújo terá ficado surpreendido com o pedido da governante, visto que a atual equipa da Direção Executiva do SNS pretende deixar funções até ao final de maio, após entregar o relatório de atividades que lhe foi “exigido pela tutela”, como escreveu o responsável no comunicado em que anunciou o pedido de demissão. Embora lhe tenham sido dados 60 dias para a entrega do documento, Fernando Araújo não tenciona esgotar esse prazo e quer terminá-lo ainda este mês.
Já o Governo, em reação à recusa do diretor demissionário do SNS, promete encontrar “mecanismos” para garantir que o verão decorre “com normalidade”, apesar de admitir que tinha “fundadas expectativas” de que este plano pudesse ser disponibilizado pela atual direção executiva, uma vez que “é um planeamento que se faz com vários meses de antecedência”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Diretor demissionário do SNS recusou elaborar plano para o verão pedido pelo Governo
{{ noCommentsLabel }}