Português Filipe Vasconcelos vence prémio internacional de hidrogénio
O advogado e professor português recebeu a distinção "Futuro Líder no Hidrogénio".
O português Filipe de Vasconcelos Fernandes, professor auxiliar convidado na Faculdade de Direito de Lisboa e Counsel na sociedade de advogados Vieira de Almeida, foi um dos vencedores dos World Hydrogen 2024 Awards, na categoria de “Futuro Líder no Hidrogénio”.
O prémio foi entregue este domingo, 12 de maio, em Roterdão, pelo governo dos Países Baixos em parceria com o Porto de Roterdão e o Sustainable Energy Council. O SEC é uma entidade empresarial com mais de 50 anos, dedicada à organização de eventos ligados à sustentabilidade, energias renováveis, ao hidrogénio e à economia azul.
“Os finalistas estão a permitir, promovendo a escala, que o hidrogénio se torne comercialmente viável e disponível para descarbonizar os setores mais poluidores da economia global“, indica a organização. Foi a primeira vez que um português ganhou este prémio. A distinção “Futuro Líder no Hidrogénio” destina-se a indivíduos até aos 35 anos de idade, que estejam envolvidos em projetos, tecnologias e estratégias inovadores, posicionando-se na liderança dos desenvolvimentos desta área.
Filipe de Vasconcelos Fernandes foi escolhido atendendo ao currículo na economia da energia e dos gases renováveis, que inclui o ensino de matérias em torno da economia e regulação do hidrogénio, bem como o cargo de diretor-executivo do Curso de Engenharia e Economia do Hidrogénio Renovável da AP2H2 – Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio. É ainda professor na Faculdade de Direito de Lisboa, com investigação desenvolvida nas áreas da Fiscalidade da Energia, e criou um think tank para a discussão das interconexões entre as políticas energética, fiscal e tarifária, o H2Tax.
Na mesma categoria, estavam nomeados como finalistas indivíduos de origem francesa, alemã e britânica: o analista e professor francês Mikaa Blugeon-Mered, coordenador da H2Task Force, o inglês Johan Dreyer, CEO da empresa Hymatch e investidor na área do hidrogénio, assim como Achmed Junusov, COO da H2UB, uma plataforma de inovação focado no hidrogénio.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Português Filipe Vasconcelos vence prémio internacional de hidrogénio
{{ noCommentsLabel }}