Transitários pedem “verdadeiro hub de carga” no novo aeroporto e “cidade logística” em Alcochete
A APAT - Associação dos Transitários de Portugal defende a construção de um “verdadeiro hub de carga aérea” e de uma nova “cidade logística” em redor do futuro aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete.
A APAT – Associação dos Transitários de Portugal lembra ao Governo que o novo aeroporto em Alcochete deve ser “acompanhado pela construção de um verdadeiro hub de carga aérea que permita que as empresas que exportam e importam o façam de forma mais ágil e mais competitiva”.
“Simultaneamente, a construção de uma nova ‘cidade logística’ em seu redor permitirá que Portugal, mediante a sua ímpar situação geográfica, se torne também um parceiro fundamental nos fluxos de carga aérea na Europa e no mundo”, acrescenta a organização liderada por António Nabo Martins.
Num comunicado em que se congratula pela decisão do Executivo relativa à nova infraestrutura que deve também “potenciar maior intermodalidade na circulação de bens e mercadorias”, a associação setorial disponibiliza-se para apoiar a conceção do novo hub de carga aérea e da envolvente logística em redor do novo aeroporto.
“A APAT, usando toda a sua experiência e dos associados que usam diariamente as infraestruturas aeroportuárias existentes, estará atenta aos desenvolvimentos do tema e disponível para colaborar na conceção de uma infraestrutura adequada aos novos tempos e que auxilie na resolução dos problemas que o país atualmente enfrenta referentes ao trânsito e transporte de mercadorias por via aérea”, acrescenta.
O primeiro-ministro confirmou na terça-feira a escolha do Campo de Tiro de Alcochete para a localização do novo aeroporto da região de Lisboa, um tema que está na gaveta há quase 50 anos. “O Governo assume o aeroporto único como a solução mais adequada aos interesses do país. Alcochete garante margem de expansão física, acomodação de procura até praticamente o triplo da atual, salvaguarda da manutenção e crescimento possível do hub da TAP em Portugal”, afirmou o primeiro-ministro.
Como o ECO noticiou no final do ano passado, as empresas exportadoras portuguesas estão a desviar a expedição de mercadorias que são transportadas por via aérea para aeroportos de Espanha e até do norte da Europa, como os Países Baixos, que “operam sem as ineficiências” que estão a afetar a movimentação deste tipo de carga nas infraestruturas de Lisboa e do Porto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Transitários pedem “verdadeiro hub de carga” no novo aeroporto e “cidade logística” em Alcochete
{{ noCommentsLabel }}