Teixeira Duarte ganha concurso para maior obra rodoviária do PRR

A Teixeira Duarte ganhou o concurso para as obras da Variante Nascente de Évora, com um valor de 58,4 milhões de euros. É o maior investimento rodoviário do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Teixeira Duarte ganhou o concurso para construção da Variante Nascente de Évora no valor de 58,4 milhões de euros, apurou o ECO junto de fonte ligada ao processo. Trata-se do maior investimento inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na componente de infraestruturas rodoviárias.

A nova variante, que terá cerca 12,8 quilómetros de extensão com dupla faixa de rodagem, criará uma nova ligação rodoviária alternativa ao atual troço do IP2, com início no nó de Évora Nascente da A6/IP7, imediatamente após a praça de portagem, e termina na conexão com o atual IP2, em S. Manços.

Este empreendimento irá contribuir decisivamente para a melhoria das ligações rodoviárias na região de Évora, melhorar a segurança rodoviária e promover a competitividade das empresas e a mobilidade das populações da região”, salientou a Infraestruturas de Portugal (IP) no comunicado divulgado em abril em que anunciou o lançamento do concurso.

Na altura, a IP contabilizava 23 obras lançadas no âmbito do PRR, sendo que duas já estão concluídas: a empreitada de construção da ligação rodoviária à Área Industrial de Fontiscos e de Reformulação do Nó de Ermida (Santo Tirso) e variante à EN248 em Arruda dos Vinhos.

Os concursos para a rodovia no âmbito do PRR têm sido ganhos por empresas portuguesas. Em março foi assinado o contrato para a construção da Variante de Olhão, na EN125, um investimento de 14,4 milhões de euros ganho pela famalicense Gabriel Couto.

O PRR prevê o investimento de 367 milhões de euros em missing links e o aumento de capacidade da rede rodoviária. No total, serão construídos ou melhorados 111 quilómetros de estradas. Há ainda 77 milhões de euros para ligações transfronteiriças, com a intervenção em 30 quilómetros de estradas.

Após a reprogramação do PRR, aprovada o ano passado, a componente de infraestruturas viu a verba atribuída aumentar de 690 milhões para 790 milhões de euros, para refletir o impacto na inflação no custo dos materiais.

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