Negociações com UE sobre plano de médio prazo arrancam dentro de duas semanas
Informação foi avançada pelo ministro das Finanças numa audição parlamentar. Miranda Sarmento garante que indicadores dão "total conforto" no cumprimento das regras orçamentais.
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, revelou esta quarta-feira que o Governo irá iniciar dentro de duas semanas as negociações com a Comissão Europeia sobre o plano orçamental estrutural de médio prazo. A informação foi avançada pelo governante numa audição regimental na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP).
“Portugal tem um quadro relativamente positivo. Iremos iniciar muito em breve — dentro de duas semanas — as negociações técnicas, mas as perspetivas orçamentais que temos e que serão refletidas nesse plano de médio prazo, que iremos apresentar até dia 15 de outubro à Comissão Europeia e também a este parlamento”, disse.
Segundo Miranda Sarmento, os dados que dispõe até à data indicam que Portugal irá cumprir as novas regras orçamentais. “A trajetória que prevemos para a despesa é consistente com o que a Comissão Europeia considera ser o ponto crítico”, afirmou.
“Os números que temos neste momento dão-nos um total conforto do cumprimento das regras orçamentais”, afirmou, salientando que Portugal, apesar de ter uma dívida pública acima de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) cumpre com o critério de redução pelo menos um ponto percentual (pp.) a cada ano.
Miranda Sarmento garantiu ainda que o objetivo, nos próximos quatro anos, “é manter superavits orçamentais em torno de 0,2% e 0,3% do PIB e com isso controlar a despesa pública e manter parâmetros da Comissão Europeia”. O governante garantiu ainda que, em matéria orçamental, o Executivo continua “a cumprir marcos e metas relativos ao Plano de Recuperação e Resiliência. “Concluímos a concepção e execução de novos modelos de contratação pública”, indicou.
“Temos ainda para o final do ano sete marcos e metas por concluir. Esperamos concluí-los dentro dos prazos de forma a que os reembolsos do PRR possam ser realizados”, disse. Sarmento indicou ainda que o Governo continua a desenvolver a orçamentação por programas, pretendo “estender de quatro para 12 programas orçamentais”.
“Continuamos a trabalhar no exercício de revisão de despesa pública, onde esperamos apresentar resultados até ao final do ano”, estimou. O governante sinalizou também que o Executivo irá “avançar com uma revisão da lei de enquadramento orçamental para acomodar as novas regras europeias, mas também para discutir com o parlamento melhorias nos processos orçamentais ”
(Notícia atualizada às 12:50 horas)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Negociações com UE sobre plano de médio prazo arrancam dentro de duas semanas
{{ noCommentsLabel }}