Governo conclui este ano privatização da antiga CP Carga
A venda dos 5% que o Estado ainda detém na antiga CP Carga, hoje Medway, deverá ficar concluída na segunda metade do ano. Privatização tinha arrancado em 2015, no Governo de Passos Coelho.
A privatização mais demorada de sempre no universo empresarial em Portugal está perto do fim. Segundo fonte oficial do Ministério das Infraestruturas, “estão a ser ultimadas as minutas contratuais com as entidades que irão organizar a operação” de venda dos 5% de capital que o Estado ainda detém na antiga CP Carga, que atualmente se chama Medway, avança o Público.
Segundo o jornal, a alienação desta posição deverá ser concretizada no segundo semestre, através de uma oferta pública de venda (OPV) destinada aos trabalhadores que “tenham vínculo laboral com a Medway há mais de três anos”. Significa isto que mesmo quem nunca tenha trabalhado na CP Carga poderá comprar ações ligadas a esta companhia.
Foi o Governo de Pedro Passos Coelho que decidiu, em 2015, privatizar a empresa, mas a operação só arrancou com o primeiro Executivo de António Costa. Com uma proposta de 53 milhões de euros, dos quais dois milhões para a aquisição das ações e outros 51 milhões para “a aquisição de créditos da CP Carga e compromissos de capitalização da empresa”, a MSC venceu os concorrentes Atena Equity Partner e Cofihold.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo conclui este ano privatização da antiga CP Carga
{{ noCommentsLabel }}