Confiança dos consumidores em máximos de mais de dois anos

A confiança dos consumidores continua a dar sinais de recuperação e atingiu o valor mais elevado desde fevereiro de 2022. Em contrapartida, o clima económico recuou em junho.

A confiança dos consumidores continuou a subir em junho, tocando máximos de fevereiro de 2022, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Por sua vez, o clima económico recuou no sexto mês deste ano, depois de ter subido no mês anterior.

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em junho, após ter diminuído em maio, registando o valor mais elevado desde fevereiro de 2022″, adianta o insituto de estatística. Em junho, a confiança dos consumidores foi de -16,5, marcando uma tendência de subida ao longo dos últimos sete meses e o que contrasta com os -17,6 no mês anterior. A título comparativo, em fevereiro de 2022 estava em -14,5.

Em contrapartida, o clima económico registou uma ténue diminuição em junho, “após ter aumentado no mês precedente”. Segundo o INE, em junho o indicador de clima económico foi de 1,8, contra os 1,9 registados em maio e o mesmo valor que abril.

No sexto mês deste ano, “a redução dos níveis de confiança foi generalizada a todos os setores de atividade, contrastando com o aumento do indicador de confiança dos consumidores, que manteve o perfil ascendente iniciado em fevereiro”, nota ainda o gabinete de estatísticas.

Quanto ao indicador de atividade económica aumentou em termos homólogos entre setembro e maio, ainda que de forma menos intensa no último mês. Também o indicador de consumo privado acelerou em abril e maio, após ter desacelerado em março.

Em contrapartida, o indicador de investimento abrandou, em termos homólogos, após as diminuições observadas em fevereiro e março. O INE justifica este desempenho com “contributo ligeiramente negativo da componente de máquinas e equipamentos, que havia sido positivo no mês anterior, e da diminuição do contributo positivo da componente de material de transporte”.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança dos consumidores em máximos de mais de dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião