ANA e TAP alertam para constrangimentos nos aeroportos devido a falha global
A concessionária dos aeroportos nacionais e a companhia aérea alertam para a possibilidade de constrangimentos nos aeroportos em consequência da falha informática da Microsoft.
A informação das partidas e chegadas nos aeroportos de Lisboa e Porto indicam, para já, o cancelamento de apenas um voo, mas TAP e ANA alertam para constrangimentos devido à falha informática da Microsoft.
Na companhia aérea a situação parece tranquila, ao que apurou o ECO. A transportadora colocou esta manhã um alerta nas redes sociais onde afirma que “uma falha de serviço informático a nível global, alheia à TAP, tem afetado alguns aeroportos/voos pelo mundo” e “alerta os seus clientes para eventuais consequenciais desta situação no tráfego aéreo e aeroportos“. O site da ANA indica o cancelamento de um único voo, com destino a Zurique.
Tweet from @tapairportugal
A ANA diz que são esperados constrangimentos nos aeroportos nacionais já que há companhias aéreas e empresas de ‘handling’ afetadas pela falha global no sistema da Microsoft, pedindo aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos.
Em Portugal, fonte oficial da ANA, que gere os aeroportos nacionais, disse ao ECO e à Lusa que a falha não está a afetar “diretamente” o seu sistema informático. Porém, a empresa admite constrangimentos para os passageiros, já que algumas companhias aéreas e empresas de handling que operam no país estão a verificar disrupção. A Ryanair e a KLM estarão a realizar check-in manual.
“Algumas companhias aéreas, handlers e empresas do setor estão a ser afetadas devido a uma falha informática o que está a causar constrangimentos nomeadamente no check-in e embarque de alguns voos”, indicou a mesma fonte, acrescentando que “está a ser avaliado o impacto desta situação sendo esperados constrangimentos na operação aeroportuária que afetam companhias aéreas e outros aeroportos”.
A concessionária apela, por isso, “aos passageiros que se informem sobre o estado do seu voo antes de se dirigirem para o aeroporto”.
Uma atualização de software da gigante de cibersegurança CrowdStrike provocou uma falha global na Microsoft, que está a causar problemas em várias empresas e serviços.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ANA e TAP alertam para constrangimentos nos aeroportos devido a falha global
{{ noCommentsLabel }}