Bruxelas dá 400 milhões de euros para apoio “de emergência” à Autoridade Palestiniana

  • Lusa
  • 19 Julho 2024

Este programa de "assistência financeira de emergência” vai disponibilizar 400 milhões de euros sob a forma de subvenções e empréstimos, a serem desembolsados entre julho e setembro deste ano.

A Comissão Europeia e a Autoridade Palestiniana chegaram esta sexta-feira a acordo sobre um programa de assistência financeira no valor de 400 milhões de euros, que serão disponibilizados entre julho e setembro.

Em comunicado, o Executivo comunitário anunciou o acordo com a Autoridade Palestiniana para um programa de “assistência financeira de emergência”, na sequência da grave crise humanitária provocada pela invasão israelita à Faixa de Gaza e pelo aumento da violência perpetrada por colonos israelitas na Cisjordânia.

“A estratégia tem o propósito de estabilizar a Autoridade Palestiniana e a economia da Cisjordânia“, assim como “estabelecer as bases para a recuperação” de Gaza “quando as condições o permitirem”, acrescentou o Executivo de Ursula von der Leyen.

“A União Europeia prestará assistência financeira de emergência a curto prazo à Autoridade Palestiniana para satisfazer as suas necessidades financeiras mais urgentes e apoiar a sua agenda de reformas substancial […], no valor de 400 milhões de euros sob a forma de subvenções e empréstimos”, completaram, a serem desembolsados “entre julho e setembro” deste ano e “sujeita aos progressos realizados na implementação do programa de reformas da Autoridade Palestiniana”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas dá 400 milhões de euros para apoio “de emergência” à Autoridade Palestiniana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião